Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo rodízio melhorou índice de trânsito em São Paulo, diz secretário

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram - Reprodução/TV Globo
O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 08h15

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, disse que a implementação do novo rodízio, que entrou em vigor ontem, fez com que o índice de trânsito melhorasse.

Caram também avaliou que o número de pessoas que migraram para o transporte público em razão da restrição não foi muito alto.

"O trânsito da cidade voltou praticamente ao que ele era quando do decreto do prefeito da pandemia, os índices foram muito semelhantes, e a migração para o transporte público coletivo não foi muito grande. Parte migrou para trem, parte para metrô e parte para ônibus. No ônibus o aumento foi muito pequeno, perto de 300 mil passageiros, ou seja, 150 mil passageiros a mais, que você conta ida e volta", disse em vídeo gravado na noite de ontem e exibido hoje no Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

Reportagem do UOL mostrou que o rodízio ampliado tirou carros das ruas no centro expandido da capital, porém causou aglomeração no transporte público.

A sensação para quem teve que usar Metrô e trem no final da tarde de hoje, quando a maioria das pessoas retorna do trabalho para casa, era de uma segunda-feira normal, pela quantidade de passageiros nas estações e vagões. Exceto pelas máscaras obrigatórias, nem parecia que o país vive uma crise devido à pandemia do novo coronavírus.

* Com informações da reportagem de Marcelo Oliveira, do UOL, em São Paulo