Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação busca grupo que derrubou 9.000 árvores centenárias da Amazônia

2.jun.2020 - Madeira apreendida durante operação em Manaus e região metropolitana contra o desmatamento ilegal - Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas
2.jun.2020 - Madeira apreendida durante operação em Manaus e região metropolitana contra o desmatamento ilegal Imagem: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 09h54

As Polícias Civil e Militar do Amazonas realizam, desde as primeiras horas da manhã de hoje, a Operação Flora Amazônica para desarticular uma organização criminosa responsável por desmatamento e comércio ilegal de madeira no estado. Os mandados de prisão, busca e apreensão estão sendo cumpridos, simultaneamente, em Manaus e Manacapuru, na região metropolitana. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Há mandados de prisão temporária para 35 suspeitos. Segundo a Polícia Civil, em dez meses, os integrantes da quadrilha extraíram algo em torno de 9.000 árvores centenárias de regiões de mata nativa de Manacapuru. Espécies como Castanheira, Cupiuba, Seringueira, Angelim, Sumaúma, Cedro e Muiratingas, que eram derrubadas e comercializadas ilegalmente nas duas cidades.

Interceptações telefônicas ajudaram a revelar a cadeia de atuação do grupo criminoso, formado por empresários moveleiros, serralheiros, extratores ilegais, motoristas e agentes públicos, que recebiam propina para liberar as cargas ilegais. O DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado), da Polícia Civil, acompanhou, em sigilo, a apreensão de madeira transportada pela quadrilha, o que deu maior força ao conjunto de provas.

O esquema criminoso envolve 12 serralherias de Manaus e Manacapuru, que misturavam a madeira ilegal com peças devidamente regularizadas como forma de burlar a fiscalização de órgãos ambientais.

Policiais participam da Operação Flora Amazônica - Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas
2.jun.2020 - Policiais participam da Operação Flora Amazônica, em Manaus e região metropolitana
Imagem: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

De acordo com a investigação, 95% da madeira vendida pelos empresários desse esquema era de origem criminosa. O material abastecia o comércio das duas cidades, e a liderança era exercida por um núcleo empresarial, que fomentava a prática dos crimes ambientais e planejava represálias a delegados.

A operação é resultado de investigações do DRCO que vêm ocorrendo há cerca de quatro meses.

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) com a participação do Ipaam, Ibama e Delegacia de Meio Ambiente.

Madeira extraída ilegalmente é localizada por policiais - Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas
Madeira extraída ilegalmente é localizada por policiais durante a Operação Flora Amazônica
Imagem: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública do Amazonas