Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria condena uso de suásticas em manifestação na Avenida Paulista

Jovens com suásticas nas roupas são detidos durante protesto na avenida Paulista - Comissão de Direitos Humanos da OAB
Jovens com suásticas nas roupas são detidos durante protesto na avenida Paulista Imagem: Comissão de Direitos Humanos da OAB

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 14h46

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), condenou hoje a atitude de três jovens que foram identificados com aparatos nazistas durante uma manifestação que aconteceu no último fim de semana, na Avenida Paulista, na capital do estado.

Na ocasião, a reportagem do UOL apurou que os jovens estavam com camiseta da banda Burzum, cujo líder é o norueguês Kristian Vikernes, conhecido como Varg, que é ligado ao movimento neonazista e que já foi condenado a 21 anos de prisão por matar outro músico a facadas. Ele também já foi detido sob suspeita de organizar um ato terrorista de movimentos de extrema-direita na Europa.

Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o político tucano criticou o fato de uma banda escolher uma suástica como símbolo.

"Absolutamente condenável que uma banda de rock queira usar uma suástica como um símbolo, como elemento de qualquer ordem. Como cidadão que combate qualquer tipo de discriminação e apologia àquilo que vitimou seis milhões de judeus, é algo condenável", comentou.

O Secretário de Segurança Pública, General João Campos, disse que é difícil identificar os símbolos durante uma manifestação e lembrou que as roupas foram apreendidas. Segundo o secretário, há um inquérito instaurado para a análise do material.

"Eu comentei que em manifestações ocorrem palavras de ordem, símbolos e gestos. Talvez o mais difícil de identificar no calor da manifestação são os símbolos, alguns são novos", afirmou. "Outro dia comentou-se de um que é o núcleo de bandeira histórica de um país. No caso dessas roupas, eles foram levados ao 78º DP, há um inquérito instaurado e as roupas estão conosco. Entra agora no processo de análise para saber o contexto daquilo. Pode até ser de uma banda de rock."