Conselho de Saúde pede lockdown imediato em BH e abertura de novos leitos
O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte enviou na manhã de hoje à Prefeitura a recomendação de que a cidade adote o lockdown de forma imediata.
O documento foi entregue ao prefeito, Alexandre Kalil (PSD), e ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, e sugere o regime mais rígido de isolamento social "em função da ocupação recorde dos leitos destinados aos pacientes com covid-19, que se aproximam da taxa de 100%".
O Conselho alerta que, segundo o Boletim Epidemiológico da Prefeitura publicado ontem, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 73% e de terapia intensiva em 87%, mesmo com a abertura de mais 30 leitos nesta semana — os dois indicadores são considerados "vermelhos" pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em BH.
O texto menciona, ainda, "evidente sobrecarga do Samu e das Unidades de Pronto Atendimento" da cidade.
À Prefeitura também foi solicitada a abertura imediata do Hospital de Campanha do Governo Estadual e o aumento de leitos em hospitais públicos e, se necessário, a compra de leitos em hospitais particulares — a última medida já foi adotada pelo município.
Em nota, o Conselho Municipal de Saúde disse que entende que a medida é "drástica", mas que "é a alternativa mais adequada para reduzir a taxa de ocupação de leitos e evitar, assim, a morte por desassistência de usuários e usuários do SUS na capital mineira."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.