Incêndio atinge favela Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo
A comunidade conhecida como favela Zaki Narchi foi atingida hoje por um incêndio que motivou o deslocamento de 18 viaturas e 50 oficiais do Corpo de Bombeiros para o seu combate. A favela fica no bairro do Carandiru, na zona norte de São Paulo.
Segundo informações dos Bombeiros, o fogo começou na região da Rua Antônio dos Santos Neto, que fica bem próxima ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e a uma unidade de saúde do CEI (Centro Especializado em Reabilitação) municipal.
Ainda segundo a corporação, apesar da gravidade do incêndio, não há registro de vítimas. Em entrevista à CNN Brasil, um líder comunitário informou que 78 famílias foram atingidas e quatro pessoas estão desaparecidas, mas os bombeiros não confirmam esta informação.
De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP), que também conversou com a CNN, equipes da prefeitura — como Defesa Civil e Assistência Social — já estão no local para prestar atendimento às famílias. As causas do incêndio são desconhecidas.
A favela Zaki Narchi já sofreu com outros incêndios recentes e há dois anos chegou a ter quase 70 barracos consumidos pelas chamas, com 200 pessoas ficando desabrigadas.
A comunidade existe desde a década de 1970 e já passou por várias tentativas de administrações municipais anteriores de retirar as moradias irregulares da área. Em 2006, quando José Serra (PSDB-SP) era prefeito, o governo chegou a anunciar que a favela tinha acabado, com a remoção dos últimos moradores e barracos.
Antes da remoção à época, protestos dos moradores resultaram em confrontos com a Polícia Militar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.