Topo

SP: Prefeitura atende a vereador da base e amplia funcionamento de parques

Parque da Aclimação teve horário ampliado a pedido de vereador que não vê risco de transmissão de coronavírus - Subprefeitura Sé
Parque da Aclimação teve horário ampliado a pedido de vereador que não vê risco de transmissão de coronavírus Imagem: Subprefeitura Sé

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 04h00Atualizada em 24/07/2020 10h55

Resumo da notícia

  • Parques da Aclimação e da Independência tiveram período de funcionamento ampliado a pedido de Dalton Silvano (DEM)
  • A partir da próxima semana, ambos os locais, que hoje abrem às 8h, funcionarão desde às 6h
  • Restante dos parques da cidade abrem às 10h
  • Silvano postou vídeo ao lado de Bruno Covas, cuja candidatura o DEM apoia, comemorando a ampliação do horário dos parques
  • Vereador nega, porém, que pedido à prefeitura tenha caráter eleitoral

A Prefeitura de São Paulo ampliou o horário de funcionamento dos parques da Aclimação e da Independência, ambos na zona sul, a pedido do vereador Dalton Silvano (DEM), que integra a base de apoio do prefeito Bruno Covas (PSDB). De acordo com o protocolo de retomada das atividades, a abertura de parques se dá entre as 10h e as 16h para coincidir com o horário comercial e evitar aglomerações. Somente os parques do Carmo e Ibirapuera eram exceções, funcionando das 6h até as 16h.

Mas, desde quarta-feira (22), os parques da Aclimação e da Independência abrem às 8h. A partir da próxima segunda-feira, o tempo de funcionamento aumenta e será entre as 6h e as 16h. A decisão foi publicada no perfil oficial do vereador no Facebook, que conta com um vídeo dele ao lado do prefeito Bruno Covas. Mas Silvano nega interesse eleitoral na medida.

"Andei no parque e fui abordado por vários pedidos e minha obrigação é encaminhar para o prefeito. No ano de eleição quer que eu pare de trabalhar? Eu estou só repassando as reivindicações do munícipe", disse o vereador.

O DEM, partido de Silvano, revezou com o PSDB o cargo de presidente da Câmara Municipal na última legislatura, já anunciou que apoiará a tentativa de reeleição de Covas e Dalton Silvano é presidente da comissão de Política Urbana. A possibilidade de interesse eleitoral questionada à Secom (Secretaria municipal de Comunicação), mas não houve resposta.

A prefeitura informou apenas que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde foi consultada e houve autorização para ampliação do período de funcionamento desde que sejam seguidas as regras de proteção contra a covid-19. É preciso usar máscara, respeitar o distanciamento social e é permitida somente a prática de corrida e caminhada.

parque - Dario Oliveira/Folhapress - Dario Oliveira/Folhapress
A partir de segunda o parque Independência abre entre 6 horas e 16 horas
Imagem: Dario Oliveira/Folhapress

O vereador Dalton Silvano afirmou que não vê risco de transmissão da doença e defendeu que aumentar o tempo de abertura dos dois parques ajuda a combater a pandemia porque dilui a presença de usuários.

Na avaliação dele, a medida permite que pessoas que respeitaram a quarentena desde março possam retomar uma atividade esportiva e ter benefícios físicos e mentais.

O pedido de ampliação do horário de funcionamento dos parques foi feito em 15 de julho por meio de um ofício. Na sua resposta, a Secom informou que foi verificado se os parques da Aclimação e Independência cumprem as exigências de prevenção à covid-19.

"A Prefeitura de São Paulo informa que a reabertura dos parques segue todas as regras de proteção, atendimento aos protocolos sanitários e monitoramento do comportamento do público em atendimentos às regras de utilização dos espaços."

Segundo a prefeitura, os parques da Aclimação e da Independência estão entre os quatro mais visitados diariamente pelos paulistanos —atrás do Ibirapuera, na zona sul, e do Carmo, na zona leste.

Balanço da administração municipal indica que, ontem, os 70 parques municipais receberam 42.659 visitantes. Desse total, 4.740 pessoas estiveram nos parques da Aclimação e da Independência.