Topo

Esse conteúdo é antigo

PI: vídeo mostra preso arremessado em caçamba de viatura; PM investiga ação

Yala Sena

Colaboração para UOL, em Teresina

25/09/2020 12h37

A Polícia Militar do Piauí abriu sindicância hoje para investigar a atuação de dois agentes que apareceram em vídeo arremessando violentamente um preso para dentro da caçamba de uma caminhonete de polícia no município de Campo Maior, a 80 km de Teresina, capital do estado.

Uma das gravações da ação, que ocorreu ontem, por volta do meio-dia, mostra o preso — Ricardo Augusto Lima Ferreira, 34 anos — algemado no chão, saindo de uma loja e sendo levado por dois policiais. A cena é vista por vários cidadãos no centro da cidade de Campo Maior.

Ao chegar na viatura, Ricardo é arremessado na caçamba e começa a gritar de dor. Uma pessoa aparece reclamando da abordagem. O policial não gosta e debocha: "Leva para tua casa, cria ele, está com pena de bandido". Em cima da viatura, o preso voltar a gritar: "Ai, meu braço".

O comandante do 15º Batalhão de Policia Militar, major Etevaldo Alves, informou que a Polícia Militar vai apurar se houve excessos. "Os policiais me relataram que ele resistiu a prisão, mas não é procedimento padrão e a polícia vai apurar se houve excessos", disse.

Ele informou ainda que o preso tem 12 inquéritos em aberto por furto, roubo e ameaça. "É um indivíduo bastante perigoso e com mandado de prisão em aberto expedido no dia 8 de setembro pela 1ª vara de Campo Maior por furto qualificado", disse.

O major também revelou que a polícia foi acionada por um morador. O preso estava em uma loja de confecção com uma faca na cintura — mas, segundo a polícia, ele não tinha anunciado assalto no comércio.

A assessoria da Polícia Militar informou que vídeos da ação foram enviados a Corregedoria Geral da PMPI, que "tomará todas as providências legais cabíveis que o caso requer".