Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz operação para identificar 'laranjas' de líder de facção criminosa

PF identificou imóveis de alto padrão em Angra dos Reis (RJ) em nome de pessoas que declaram renda mensal equivalente a um salário mínimo - Divulgação/Polícia Federal
PF identificou imóveis de alto padrão em Angra dos Reis (RJ) em nome de pessoas que declaram renda mensal equivalente a um salário mínimo Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Do UOL, em São Paulo

01/10/2020 13h45

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação com objetivo de identificar pessoas que atuavam como "laranjas" para um dos líderes de uma facção criminosa.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Angra dos Reis (RJ), São Vicente e Santos, no litoral paulista. Segundo a corporação, documentos e celulares foram apreendidos na ação, batizada de "Sabotagem".

A PF informou que o narcotraficante, cuja prisão foi decretada no ano passado, era acusado de esquematizar tráfico de drogas por meio do porto de Santos.

"No decorrer das investigações, a Polícia Federal identificou diversos imóveis de alto padrão em Angra dos Reis, em nome de pessoas que declaram renda mensal equivalente a um salário mínimo, algumas, inclusive, recebendo auxílio emergencial", informou a PF, em nota.

Os bens, avaliados entre R$ 2,5 milhões e R$ 5 milhões foram bloqueados pela Justiça.

"Esta é mais uma das diversas ações desencadeadas pela Polícia Federal, que apuram delitos de lavagem de dinheiro e organização criminosa, e tem como foco a descapitalização de integrantes de uma facção criminosa que possui atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro", acrescentou a corporação.

O nome "Sabotagem" faz alusão à influência de integrantes da organização criminosa em relação à obstrução das investigações, caracterizada pela ausência de colaboração dos envolvidos por temor à facção.