Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulheres em cargos de liderança ganham 23% a menos que homens, diz pesquisa

Pesquisa mostrou desigualdade no mundo profissional - iStock
Pesquisa mostrou desigualdade no mundo profissional Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

16/10/2020 17h38

Uma nova pesquisa mostrou a desigualdade que existe entre homens e mulheres no mundo profissional. De acordo com levantamento feito pela Catho, empresa de recrutamento, mulheres em cargos de liderança, como gerentes e diretoras, ganham em média, 23% a menos do que homens. A pesquisa foi feita por causa do Dia do Chefe, celebrado hoje.

O salário desigual também é visto em outros cinco níveis hierárquicos, como coordenador (-15%), especialista graduado (-35%), analista (-34%), especialista técnico (-19%) e operacional (-13%). A exceção é a posição de assistente em que mulheres costumam receber 2% a mais.

"Os dados mostram que embora a disparidade tenha diminuído em alguns cargos em relação à última pesquisa divulgada pela Catho, a desigualdade salarial entre os gêneros ainda é muito latente e requer esforços genuínos das empresas. O caminho certamente começa pelo debate, mas precisamos de mais ações e políticas concretas de inserção e de igualdade de condições, para que efetivamente seja possível sanar esse grande problema social", destaca Patricia Suzuki, diretora de Gente e Gestão da Catho.

Considerando as formações dos profissionais, também há desigualdade em todos os níveis de escolaridade. Profissionais do gênero feminino com maior grau, como pós-graduação, MBA ou especialização, chegam a receber 47% a menos em relação aos homens.

"Maioria da população brasileira, as mulheres são chefes e responsáveis pelos sustento de 45% das famílias no país, por isso que apoiar essa luta é contribuir positivamente para a sociedade como um todo. A Catho sabe disso e se posiciona como aliada das mulheres nessa caminhada por direitos", conclui Patricia Suzuki.