Topo

Esse conteúdo é antigo

Fósseis de dinossauros em bloco de 2,5 toneladas são achados em MG

Bloco de calcário de 2,5 toneladas com fósseis de dinossauros é achado em MG - Divulgação/UFTM
Bloco de calcário de 2,5 toneladas com fósseis de dinossauros é achado em MG Imagem: Divulgação/UFTM

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

01/11/2020 19h40

Uma empresa descobriu um bloco de 2,5 toneladas de calcário contendo fósseis de dinossauros em uma área de mineração às margens da BR-050, em Uberaba, a 482 quilômetros de Belo Horizonte. O material foi entregue em 23 de outubro para ser estudado no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Cerca de 98% do bloco é composto por minerais. O próximo passo é a separação dos fósseis, concentrados em uma camada de 15 centímetros.

Foi necessário um guindaste para levar o achado do ponto de escavação ao centro de estudos. Por enquanto, o bloco está envelopado para evitar danos. Ainda não existe previsão para encaminhar os fósseis ao laboratório e identificar os dinossauros. A suspeita é que sejam de espécies carnívoras.

O técnico em paleontologia Paulo Macedo contou ao UOL aguardavam a entrega dos fósseis à universidade desde o fim de novembro de 2019, quando foram encontrados após uma detonação de dinamite durante a extração de calcário, na área rural de Uberaba. A pandemia do novo coronavírus retardou o trâmite.

"As camadas de fósseis estão sempre antes das de calcário. As extrações do minério são feitas por detonação de dinamites. Quando fomos fazer a análise no campo após a explosão, vimos este bloco coberto por fósseis no fim de 2019", confirmou Paulo Macedo, que trabalha na empresa contratada pela mineradora para avaliar o material.

Paleontólogos trabalham na área mineral desde 2017 e não é a primeira vez que encontram fósseis no lugar. Antes dessa descoberta mais recente, outras três toneladas de blocos de minério com fósseis de dinossauros foram encontrados.

"Terra dos Dinossauros"

Desde 2015 as empresas que atuam em mineração em Uberaba são obrigadas por lei municipal a contratar paleontólogos para identificarem eventuais fósseis de dinossauros durante as extrações.

A cidade mineira é conhecida como "Terra dos Dinossauros" por descobertas paleontológicas desde os anos 1940, em Peirópolis, distrito a 20 quilômetros da zona urbana. As formações das rochas fossilíferas são datadas entre 70 e 62 milhões de anos atrás.

"Graças a esse trabalho o CCCP têm feito as ações que se propõe, que é realizar pesquisas, coletar fósseis, preparar os fósseis, estudar os fósseis, dar publicidade a esses achados, através de publicações científicas e depois expor na mostra do Museu dos Dinossauros para gerar o turismo que movimenta a economia local" disse o geólogo do CCCP Luiz Carlos Borges Ribeiro, ao site da UFTM.