Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista flagra sucuri de 8 metros em Mato Grosso do Sul

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto

07/11/2020 15h51

O motorista de transporte escolar Ademir dos Santos Domingues, 55, flagrou uma cobra sucuri, também conhecida como anaconda, de quase oito metros de comprimento em uma estrada rural no distrito de Bela Alvorada, em Paraíso das Águas, a 278 quilômetros de Campo Grande (MS). O flagrante aconteceu no último dia 30 e o vídeo viralizou nas redes sociais.

O motorista relata que retornava da fazenda São Francisco, onde havia ido entregar atividades escolares impressas para as crianças que estão sem aulas presenciais devido à pandemia da covid-19 quando, próximo a um córrego, encontrou o animal na beira da estrada.

A região onde a cobra estava é conhecida como Três Marias e Sucuri, justamente porque é comum o aparecimento dessa espécie. Mas, segundo Ademir, é a primeira vez que uma cobra desse tamanho é encontrada na região.

"Estávamos retornando da fazenda quando eu vi o rastro de cobra na estrada. Parei o carro e quando eu olhei para o lado vi aquele animal grande. Ela era enorme e parecia que ela havia comido algo e estava ali fazendo a digestão", conta o motorista.

Assustado e impressionado com o tamanho da sucuri, Ademir decidiu descer do veículo para registrar a presença do animal em vídeos e fotos. Ele conta que ficou a cerca de um metro de distância da cobra. Para proteger o animal, ele ainda jogou um pouco de terra para que ela entrasse na mata e não corresse o risco de ser atropelada.

"É comum a gente encontrar cobra por aqui, mas desse tamanho eu nunca tinha visto. Como ela estava bem quietinha, fui me aproximando. Fiquei preocupado, porque ali passa carro e ela poderia ser atingida. Por isso, eu quis tirá-la dali. Na hora nem pensei que ela poderia me dar um bote. Não aconselho ninguém a fazer o que eu fiz, porque pode ser perigoso", relata.

Ainda segundo o motorista, inicialmente, o vídeo e as fotos feitos foram enviados apenas para familiares e alguns amigos. Mas em poucos dias as imagens já haviam viralizado.

"Acho que chamou a atenção pelo tamanho, né? Não é comum encontrar uma cobra dessas e quando ela começou a ir para o mato vi que ela era bem maior do que eu achava. É um animal muito bonito", diz.

Sucuri é uma das maiores espécies

A sucuri é uma das maiores espécies de cobras encontradas no Brasil. Elas não são peçonhentas, ou seja, não têm veneno.

Para caçar suas presas, elas esperam nas margens dos rios e quando os animais se aproximam, atacam apertando o pescoço do animal e depois se enrolando em seu corpo.

A espécie pode medir até 8 metros e pesar aproximadamente 150 quilos.