Topo

Esse conteúdo é antigo

SP libera "saidinha" de Natal para presos a partir de 22 de dezembro

"Saidinha" será concedida para presos do regime semiaberto e com bom comportamento - WIN-Initiative/Neleman/Getty Images
"Saidinha" será concedida para presos do regime semiaberto e com bom comportamento Imagem: WIN-Initiative/Neleman/Getty Images

Colaboração para o UOL

13/11/2020 09h54Atualizada em 13/11/2020 10h45

O DEECRIM (Departamento Estadual de Execuções Criminais) liberou nesta semana a "saidinha do Natal" em São Paulo. Uma parte dos detentos do estado terá a saída temporária no mês de dezembro. Essas liberações estavam proibidas desde março, por causa da pandemia de covid-19.

A "saidinha de Natal" vai acontecer a partir do dia 22 de dezembro e durará até 5 de janeiro. A liberação ocorrerá às 6h (de Brasília) do dia 22. E o retorno tem que acontecer até 18h do dia 5.

As "saidinhas" são liberadas para os presos que tenham cumprido 1/6 da pena e reincidentes que tenham cumprido 1/4 dela. Também é exigido que os detentos tenham bom comportamento.

Esses presos estavam sem saídas desde março, por causa de uma decisão da Corregedoria Geral da Justiça, atendendo a uma solicitação da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo.

Na época, foi anunciado que a saída dos detentos seria remarcada pelos juízes corregedores dos presídios, em melhor oportunidade. Os presos não ficaram satisfeitos com a decisão e aconteceram fugas e rebeliões com frequência no estado de São Paulo.