Topo

Esse conteúdo é antigo

Mídia internacional destaca morte 'selvagem' e indignação em Porto Alegre

The Washington Post destacou que o Brasil ainda luta contra o racismo estrutural - Reprodução
The Washington Post destacou que o Brasil ainda luta contra o racismo estrutural Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

20/11/2020 14h43

A imprensa internacional começou a repercutir o espancamento seguido de morte de João Alberto, que ocorreu dentro de um supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O jornal americano The Washington Post definiu a agressão como "selvagem". Já o argentino La Nación destacou a "onda de indignação" que surgiu após o ocorrido.

No The Washington Post, a manchete é: "Morte de um homem negro após selvagem agressão revolta o Brasil". O texto, assinado por Terrence McCoy, diz que o país recebeu a notícia "com raiva e horror". E afirma que os brasileiros ainda lutam contra o racismo estrutural e tentam mudar o tratamento violento das forças de segurança contra os negros.

O jornalista também chamou atenção que a morte de João Alberto "inflamou o debate nacional sobre a violência policial, que nos últimos anos se tornou uma das questões mais urgentes do Brasil".

O site do jornal La Nación também destacou a repercussão que o caso teve no Brasil. A manchete diz que há uma "onda de indignação no Brasil". E também diz que a agressão foi um "espancamento brutal".

Agências internacionais, como Reuters e AFP, fizeram matéria sobre o assassinato, tanto em inglês quanto em espanhol. Sites internacionais importantes, como "Yahoo" e "El Observador", já publicaram esses textos e aumentaram a repercussão internacional do caso.

O supermercado Carrefour é uma rede francesa, mas por enquanto os principais jornais franceses não noticiaram a morte de João Alberto. Um site do país, "24 heueres", de Le Mans, publicou um relato simples do ocorrido.