Raríssimo, filhote de anta albina é resgatado em Piedade (SP)
Um filhote de anta albina foi resgatado na cidade de Piedade, no interior de São Paulo. O animal está alojado no Zoológico de Sorocaba recebendo cuidados veterinários. Nascido há apenas onze dias, o filhote pertence a uma espécie raríssima, considerada um "mito" na natureza.
No domingo (22), o coordenador de meio ambiente da prefeitura de Piedade, Natan Gabriel, de 25 anos, foi acionado por um morador da região de Ribeirão Bonito sobre a presença do animal. A equipe da prefeitura aguardou até segunda-feira para remover o filhote, que corria risco de morte.
"Foi achado no domingo, mas pegamos na segunda, demoramos para fazer monitoramento, esperamos para ver se a mãe aparecia. Não sabemos o paradeiro dela. Animal estava bem fraco, debilitado. Tive trabalho para mantê-lo na mão", conta Gabriel à reportagem. O vídeo abaixo foi registrado após resgate da Anta Albina.
"Foi algo histórico ter a oportunidade de participar desse resgate e acredito que um filhote nunca foi avistado na região, só adulto. Foi bem emocionante no momento do resgate", disse o funcionário da prefeitura da cidade.
Anta albina foi vista em 2014 de forma inédita
Há seis anos foi feito o primeiro registro da Anta Albina, considerada, até então, um "mito". Quem flagrou foi o fotógrafo e biólogo Leandro Candisani, em 2014, quando fazia uma ronda noturna e viu o animal na região de Tapiraí, no Legado das águas, também no interior paulista.
Depois, o animal albino ganhou um companheiro, em 2018, no mesmo local da primeira aparição. A dupla foi batizada como Gasparzinho e Canjica. Já o filhote encontrado no domingo ainda não tem nome e está sob cuidados da Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.