BH: abordagem de segurança a meninos negros em shopping gera revolta; veja
Um segurança que tentou impedir que dois garotos negros comessem na praça de alimentação do ViaShopping Barreiro, em Belo Horizonte, gerou revolta em outros clientes que estavam no local. A abordagem foi filmada, e o vídeo viralizou nas redes sociais, com acusações de que o funcionário teria sido racista ao pedir a saída dos garotos do shopping.
No vídeo, feito na última quinta-feira (26), o segurança se aproxima dos garotos que estão sentados à uma das mesas da praça de alimentação, comendo. De acordo com relatos de clientes nas redes sociais, os meninos tinham comprado salgados e estavam sentados, sem causar nenhum tipo de tumulto.
Ao perceberem a atitude do segurança, outros clientes se aproximam para ajudar os meninos. "Pode sentar lá, menino, tô filmando. Não pode comer, o que é isso? Ninguém aceita mais esse tipo de tratamento não, pode deixar o menino comer", diz uma mulher que filma a cena. "A pessoa compra a comida e não tem o direito de comer", completa ela.
Em nota, o ViaShopping Barreiro repudiou o episódio. "Episódios pautados em segregação não representam os valores que sustentam o estabelecimento há quase duas décadas. Temos como premissa o acolhimento de todos; somos um ambiente plural, diverso e que propicia experiências positivas e, qualquer atitude que não corrobore com isso, será veementemente combatida", diz o comunicado.
Ainda no texto, o shopping diz que "lutará para que todas as pessoas usufruam do ViaShopping Barreiro com dignidade e respeito" e que "o fato ocorrido" já está "sendo combatido". No entanto, o shopping não informou quais medidas serão aplicadas contra o funcionário no caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.