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Suposta falha mecânica causou acidente e motorista gritou que perdeu freios

Do UOL, em São Paulo

04/12/2020 23h53

Uma suposta falha mecânica nos freios teria provocado a queda do ônibus no viaduto conhecido como Ponte Torta, na BR-381, entre as cidades de João Monlevade e Nova Era, no interior de Minas, de acordo com informação divulgada pelo Corpo de Bombeiros. O acidente deixou 17 mortos e 26 feridos.

"Quando estava passando pela ponte, no sentido Belo Horizonte da pista, perdeu o controle do veículo após suposta falha mecânica no freio, chocando seu retrovisor com um caminhão que estava no local", afirmou a corporação.

"Nesse momento, o condutor gritou que havia perdido os freios e o ônibus começou a voltar de ré, descontrolado, batendo na proteção lateral da ponte. Nesse momento, 6 pessoas conseguiram pular do ônibus antes que ele caísse, incluindo o motorista, que ainda não foi localizado", acrescentou.

O veículo, que transportava 46 passageiros no momento da tragédia, saiu de Mata Grande (AL) e ia para São Paulo. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que a empresa JS Turismo é a dona do veículo e não tinha autorização para transportar passageiros.

A altura da queda foi de aproximadamente 35 metros, em área próxima ao entroncamento com a BR-262, sobre a linha da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e também próximo ao rio Piracicaba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 12 passageiros morreram no local e outros três faleceram a caminho do Hospital Margarida, em João Monlevade, para onde os feridos foram encaminhados. Uma quarta vítima foi levada à unidade de saúde após o ônibus ser içado; ela foi encontrada ainda com vida dentro do banheiro do coletivo, mas morreu ao chegar ao hospital. Por volta de 21h20, os bombeiros confirmaram mais uma morte de um paciente levado ao Hospital Margarida.

Mapa mostra local onde ônibus caiu de viaduto no interior de Minas - Reprodução/Google Arte/UOL - Reprodução/Google Arte/UOL
Mapa mostra local de onde ônibus caiu de viaduto no interior de Minas
Imagem: Reprodução/Google Arte/UOL

Motorista pulou do ônibus antes da queda

A PRF-MG (Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais) informou que tenta localizar o motorista, que não consta entre as vítimas do acidente.

O UOL apurou que o condutor pulou do veículo antes da queda, fugiu do local e ainda não se apresentou à polícia. Outras seis pessoas também saltaram do ônibus, segundo os Bombeiros. Três delas foram levadas ao Hospital Margarida, enquanto as outras três não se feriram e não precisaram de acompanhamento hospitalar.

Em nota, a ANTT afirmou que a JS Turismo é cadastrada na agência e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela justiça, por liminar. No entanto, sem autorização para o transporte de passageiros.

O UOL procurou a JS Turismo, mas não conseguiu localizar nenhum representante da empresa. A reportagem também tentou contato com a empresa Loca Lima, que tem o nome estampado na lateral do veículo e não teve retorno.

'Rodovia da morte'

A BR 381 é conhecida como "rodovia da morte" pela quantidade de acidentes e mortes que ocorrem na área.

"É uma das rodovias que apresentam maiores números de óbitos em toda análise do contexto brasileiro, até por ser muito utilizada por todos os estados. Essa rodovia apresenta trechos com pista simples e com pontes e curvas perigosas. Todo trajeto da pista tem postura perigosa dos motoristas e acaba gerando muitos acidentes", disse o porta-voz dos Bombeiros, em entrevista à CNN.

Já o chefe da comunicação da PRF-MG, Aristides Júnior, disse que apesar da fama da rodovia, o local onde houve a queda do ônibus não fica em uma área com histórico de acidentes: "Não se trata de ocorrência que ocorre com grande frequência no local", afirmou à Globonews.

Procurado pelo UOL, o Ministério da Infraestrutura disse ter entregado, desde 2019, 49,7 quilômetros de pistas duplicadas na BR-381, além de obras, como pontes, viadutos, túneis e passarelas para travessia de pedestres. No entanto, a pasta não se pronunciou sobre uma data concreta para realização de obras no trecho em que ocorreu o acidente.

"O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é responsável por 4 de um total de 11 lotes das obras de duplicação e melhoramentos na BR-381/MG, ao longo 303 quilômetros entre os municípios de Belo Horizonte (MG) e Governador Valadares (MG)", afirmou a pasta em nota.