Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio proíbe festas privadas em quiosques durante o Réveillon

Quiosques poderão funcionar normalmente durante a virada, sem festas particulares, segundo a Orla Rio - Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo
Quiosques poderão funcionar normalmente durante a virada, sem festas particulares, segundo a Orla Rio Imagem: Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 13h01

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje que não será permitida a realização de festas privadas em quiosques na orla da cidade durante o Réveillon.

"O momento é de atenção redobrada à proteção das pessoas", disse o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), por meio de nota. "Que 2021 seja um ano de superação, com a força de Deus", continuou.

A decisão foi tomada após uma reunião na manhã de hoje entre o presidente da Riotur, Fabricio Villa Flor, e o presidente da Orla Rio, João Marcello, que administra os mais de 300 quiosques da orla carioca, do Leme ao Pontal.

"Não serão permitidos cercadinhos, shows ou qualquer evento com cobrança de ingressos ao longo da orla, seja na areia ou calçadão", esclareceu a prefeitura.

A medida da prefeitura vem três dias depois de o MPF (Ministério Público Federal) ingressar com uma ação civil pública na Justiça para impedir festas particulares na orla do Rio de Janeiro na virada do ano.

No início de dezembro, quiosques na orla de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, estavam vendendo ingressos para festas privadas a partir de R$ 400.

Na última terça-feira (15), a prefeitura resolveu cancelar a festa oficial de Réveillon da cidade em razão da alta no número de casos, internações e mortes decorrentes do novo coronavírus.

"Essa medida é fundamental e segue a decisão tomada em relação ao Réveillon oficial da cidade. Seguimos para uma virada de ano com responsabilidade social", afirmou o presidente Riotur.

Já o presidente da Orla Rio disse entender e respeitar a decisão da prefeitura, e afirmou que "a preservação da vida é o que mais importa nesse momento".

Em nota emitida logo após o anúncio da Prefeitura do Rio, a Orla Rio disse que sabia que "nada estava garantido devido ao cenário de incertezas desse ano".

"[A Orla Rio] tinha plena ciência de que os eventos nos quiosques só seriam autorizados pelos órgãos competentes se houvesse uma melhora no cenário da pandemia", afirmou.

"Apenas 42 quiosques dos 309 administrados pela concessionária entraram com pedido na Prefeitura do Rio para realizar eventos [durante a virada]. 85% [dos quiosques] funcionariam na noite do Réveillon da mesma forma que vêm operando desde a reabertura, em julho", ressaltou.

Segundo a entidade, os quiosques poderão funcionar "da mesma maneira que estão funcionando hoje", sem festas privadas, durante a virada de 2020 para 2021.