Aeroportos de Trancoso e Porto Seguro têm 'congestionamento' de aviões
Resumo da notícia
- Alta procura por destinos turísticos no sul da Bahia gerou um tráfego aéreo intenso na região
- Diversos voos tiveram de realizar procedimentos de espera para poder pousar
- Alta procura pode ter ocorrido devido à impossibilidade de viagens para o exterior
- Internautas aproveitaram e fizeram piadas com a situação inusitada
Os aeroportos de Porto Seguro e Trancoso, no sul da Bahia, enfrentaram um "congestionamento" de aviões nos dias seguintes ao feriado de Natal. Nas tardes dos dias 26 e 27 de dezembro, dezenas de aviões e jatos particulares que tinham a região como destino tiveram de aguardar em voo uma oportunidade para pousar nas pistas dos campos de aviação.
Muitas aeronaves tiveram de realizar um procedimento de espera denominado órbita — quando o avião fica voando em uma rota oval nas proximidades de onde devem pousar. O atraso foi de vários minutos, com registros que ultrapassavam a meia hora de espera.
A Sinart (Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda.), empresa que gerencia o aeroporto de Porto Seguro, diz que a operação em solo nos dias 26 e 27 foi tranquila e que a movimentação não apresentou problemas. Apenas no dia 26 foram registrados 48 pousos de aviões de companhias aéreas e 96 da aviação geral — que inclui os voos particulares e fretados. O local comporta até 16 pousos e decolagens por hora.
Já no aeroporto particular de Trancoso, segundo a empresa, para o período entre 26 e 28 de dezembro, já era prevista a circulação de mais de 50 aeronaves por dia. O local fica a cerca de 12 km de distância do aeroporto internacional de Porto Seguro.
A reportagem entrou em contato com a Força Aérea Brasileira, que efetua gerenciamento do tráfego aéreo em todo o país e determina a eventual espera dos aviões, informa que "todas as operações no aeroporto de Terravista (SBTV), em Trancoso (BA), estão ocorrendo de acordo com os índices de segurança e de regularidade".
"Neste fim de semana foi observada uma demanda de aproximadamente 100 movimentos por dia (entre pousos e decolagens), concentrados nos períodos entre 11 e 12 horas, e 17 e 18 horas. Diante desse contexto, foram necessários ajustes no sequenciamento de tráfego aéreo de modo a manter a eficiência da navegação aérea em períodos de alta movimentação", finaliza o comunicado.
Em diversos aeroportos pelo Brasil tem havido lotação nessa época do ano, em plena pandemia da covid-19. Em São Paulo, a poucos dias do Natal, a reportagem do UOL registrou filas e aglomerações de pessoas nos guichês e nas áreas de embarque e desembarque.
Novo ministro do Turismo, Gilson Machado, chegou a celebrar no começo de dezembro os aeroportos e hotéis "lotados" no país. Segundo o político, os aeroportos e hotéis do País estariam lotados novamente devido a um suposto reaquecimento do turismo nacional.
Memes
A situação encontrada nos últimos dias gerou várias reações na internet, sendo grande parte delas bem-humorada. Veja a seguir:
Aviação executiva em alta
A forte movimentação de aviões na região nos últimos dias é reflexo da pandemia e do aumento de operações envolvendo aviões executivos nos últimos três meses, segundo Ricardo Fenelon, advogado especialista em Direito Aeronáutico e ex-Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para Fenelon, as principais explicações para o "congestionamento" registrado seriam:
- A redução significativa no número de voos regulares, das companhias aéreas, o que aumentou a necessidade de voos não regulares em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde empresários, como do agronegócio, por exemplo, precisam se deslocar.
- A própria questão do Coronavírus, pois algumas pessoas ainda têm medo - mesmo com estudos no mundo todo apontando a segurança de voar - e preferem a aviação executiva, na qual o passageiro não passa pelos terminais principais dos aeroportos e nem voa com mais de 100 pessoas em um avião.
- Especificamente sobre a quantidade de jatos executivos em locais turísticos como Porto Seguro e Trancoso, isso também está ocorrendo em razão do fechamento das fronteiras internacionais. Com os Estados Unidos e os principais países europeus proibindo a entrada de pessoas que estiveram no Brasil recentemente, muitos acabaram viajando dentro do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.