SP: resgate acha criança e termina buscas em deslizamento que matou família
Seis pessoas, entre elas quatro crianças, morreram vítimas de um deslizamento seguido de soterramento provocados pelas chuvas no município de Embu das Artes (SP). O último corpo encontrado foi de uma criança. O incidente ocorreu na noite de terça-feira (29) em duas casas na comunidade Jardim do Colégio.
A quinta vítima foi localizada por volta das 18h de hoje (30). Ela foi identificada pelo Corpo de Bombeiros como Zenaide Marcelino Gomes, de 55 anos. O resgate continuou as buscas pelo neto dela, o menino Fernando Pierre Procópio dos Santos, encontrado no começo da noite.
Durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, as equipes encontraram os corpos de: Jaqueline Santos Gomes, 25 anos, e dos filhos Rian Vasconcelos Gomes, 8, Darlei Gomes, de 7, Roberto Gomes, 5.
Os dois filhos de Zenaide, que estavam na porta das casas, conseguiram correr pelas vielas e escaparam sem ferimentos.
"Estava chovendo forte e ouvi um estrondo, corri para fora de casa e vi a lama descendo", disse a assistente social Denilsa Moura, vizinha de Zenaide. "Vi os filhos da dona Zenaide voltando e comecei a gritar o nome dela. Mas não ouvi resposta nenhuma", completou.
A assistente social contou que estava em casa com o marido e a filha de 17 anos. "Pegamos pá, marreta e extensão de luz e começamos a escavar. Só paramos quando chegaram a polícia e os bombeiros", disse Denilsa, que faz parte das 40 famílias que tiveram que ser retiradas de suas casas por conta do deslizamento.
2,20 metros de lama
Segundo o Corpo de Bombeiros, o primeiro chamado da ocorrência se deu às 21h36. Em menos de meia hora chegaram as primeiras viaturas. "Assim que começamos o resgate encontramos o bebê de 8 meses Rian", disse o coronel do Corpo de Bombeiros Jefferson de Mello, que comanda a operação.
Somente por volta das 3h é que os bombeiros localizaram o corpo de Jaqueline. E depois, dos três filhos dela. "Demoramos de duas a cinco horas para retirar os corpos. O local é de difícil acesso e o nosso trabalho é todo manual. Quando começamos os trabalhos de resgate havia lama a dois 2,20 m da porta", disse o coronel.
Quarenta e oito bombeiros participam da operação de resgate, e cachorros foram usados nas buscas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.