Topo

Esse conteúdo é antigo

Infestação de baratas tira o sono de moradores de Muriaé (MG); vídeo

Elisângela Baptista

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

05/01/2021 13h19

Moradores de Muriaé (MG), cidade localizada a 312 km de Belo Horizonte, foram surpreendidos com outro problema grave proveniente das chuvas que afetam a localidade desde o início de 2021. Nos últimos quatro dias, choveu uma média de 133 mm na cidade — em alguns bairros, a marca ultrapassou 200 mm.

Além de alagamentos, deslizamentos e desalojados, a população agora enfrenta a invasão de baratas.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra os insetos agarrados ao corrimão da ponte, por onde passa o rio que dá nome à cidade. Na gravação, é possível ouvir a moradora lamentar dizendo que as baratas invadiram Muriaé.

O UOL conversou com o professor do Departamento de Zoologia da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Ralph Maturano Pinheiro, sobre este fenômeno.

O biólogo explicou que essa infestação, possivelmente, é consequências de chuvas e alagamentos, embora seja época de reprodução de insetos.

"As baratas ficam alojadas em galerias de esgoto. Com as chuvas, essas galerias enchem de água e elas são expulsas, indo para a superfície".

De acordo com o professor é difícil precisar quando este fenômeno irá se normalizar. Porém, ele explica que as baratas são animais fotofóbicos e não ficam normalmente expostas à luz do dia, como vemos no vídeo.

"Assim que ambientes escuros e úmidos, como esgotos, estiverem livres, elas podem voltar para seus antigos abrigos, ou procurarem outros com características semelhantes".

Apesar dos riscos e do incômodo provocado pelas baratas, o professor alerta que o uso indiscriminado de inseticida para controlar esses animais pode provocar intoxicações graves.

"Aqueles que desejam lançar mão dessa opção em suas residências e estabelecimentos devem procurar assistência técnica especializada e devidamente regulamentada para fazer esse serviço", orienta.

Vale lembrar que não só baratas são expulsas de galerias de esgoto durante inundações, mas também escorpiões, que são os principais predadores das baratas nesses locais. Sendo assim, é necessária atenção redobrada quanto à presença desses animais.

"Caso encontre um, comunique o setor de zoonoses do município. E, em caso de acidentes com picada desses animais, procure emergência médica o quanto antes", conclui.