Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Detento toma choque em cela e morre; médico vê inconsistências no caso

Ala do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de São José do Rio Preto, no interior de SP - Divulgação/Governo do Estado de SP
Ala do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de São José do Rio Preto, no interior de SP Imagem: Divulgação/Governo do Estado de SP

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

08/01/2021 13h01Atualizada em 08/01/2021 13h22

A Polícia Civil de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, vai investigar a morte de um detendo de 37 anos no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) da cidade. O homem morreu eletrocutado, segundo a SAP (Secretaria de Segurança Penitenciária) de São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 19h, o motorista Evandro Rodrigues estava em seu alojamento, na ala 1, quando teria mexido em alguns fios e recebeu uma descarga elétrica.

Outros dois detentos que estavam na mesma cela teriam visto o acidente e chamaram os agentes penitenciários.

Evandro foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base. Porém o homem não resistiu à descarga elétrica e morreu logo após dar entrada no hospital.

Ainda segundo o registro policial, o médico que atendeu à vítima verificou que havia inconsistência no acidente.

"Médico do Hospital de Base verificou algumas inconsistências no acidente por eletrocussão, com verificada as lesões externas provocadas pelo evento na vítima, levantando a suspeita sobre o fato se tratar ou não de acidente", diz trecho do boletim de ocorrência.

A perícia foi chamada e o corpo de Evandro foi encaminhado para o IML. Os laudos devem ficar prontos em 30 dias.

O caso será investigado pelo 3º Distrito Policial.

Em nota enviada ao UOL, a SAP (Secretaria de Segurança Penitenciária) confirmou que Evandro sofreu uma descarga elétrica dentro da cela e acrescentou que o órgão está prestando auxílio à família das vítimas.

Veja a nota na íntegra:

Informamos que ontem, por volta das 17h40, funcionários do CPP de São José do Rio Preto foram chamados por reeducandos para prestarem socorro ao preso Evandro Rodrigues, que havia sofrido uma descarga elétrica e estava desacordado em um dos alojamentos da unidade.

O preso foi encontrado caído pelos servidores e foi levado rapidamente ao Hospital de Base, onde faleceu. Segundo outros reeducandos, Rodrigues teria mexido nos fios elétricos com a finalidade de puxar uma extensão, o que é proibido.

Foi registrado boletim de ocorrência e o local passou por perícia técnica realizada pelo instituto de criminalística. O corpo foi encaminhado ao IML onde passará por necropsia, sendo que o laudo determinará as reais causas da morte. Ainda foi instaurada Apuração Preliminar para investigar os fatos. A unidade está prestando auxílio aos familiares.