Topo

Esse conteúdo é antigo

Defesa Civil interdita UBS e creche em Sorocaba (SP) por risco de explosão

UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Rodrigo e a CEI 117 (ao fundo), em Sorocaba (SP), foram interditadas devido ao risco de explosão - Felipe Pinheiro/Prefeitura de Sorocaba
UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Rodrigo e a CEI 117 (ao fundo), em Sorocaba (SP), foram interditadas devido ao risco de explosão Imagem: Felipe Pinheiro/Prefeitura de Sorocaba

Do UOL, em São paulo

11/01/2021 12h59

A Defesa Civil de Sorocaba (SP) interditou na manhã de hoje uma unidade de saúde e uma creche devido ao risco de explosão nesses locais. Foram interditados a UBS Jardim Rodrigo e a CEI 117, localizada no prédio da antiga Oficina do Saber, na zona oeste da cidade.

O risco de explosão vem da concentração de gás metano no subsolo do terreno onde estão a UBS e a creche. A área fica sobre um aterro sanitário desativado.

De acordo com a prefeitura, uma inspeção feita na sexta-feira (8) constatou que em um ponto instalado em uma das salas da UBS, os níveis de emissão de gás metano chegam a 100%, sendo que o máximo tolerável é 20%, o que significa "risco iminente de explosão".

"Além disso, acredita-se que essa situação de falha na drenagem dos gases pelo sistema de captação esteja provocando uma "bolsa de ar" embaixo das instalações, causando o afundamento das estruturas e rachaduras que chegam a 6 centímetros de largura", informou a prefeitura.

O conhecimento sobre a situação crítica do local veio após denúncia de servidores, que procuraram, na tarde da última quinta-feira (7) a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) para relatar o caso. Uma inspeção conjunta da pasta com as secretarias de Saúde, Educação, Segurança Urbana e Governo foi feita no local na sexta-feira.

Segundo o relatório, a área está comprometida pela parcial inoperância dos equipamentos e componentes que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno.

Também foi constatada a inexistência de contrato com empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva desse sistema, que apresenta entupimento em alguns pontos da rede. Isso estaria dificultando, inclusive, o monitoramento e a medição dos gases produzidos no terreno, sob as lajes dos prédios, de acordo com o relatório.

"Uma conta de água encontrada do final do ano passado do prédio da CEI 117, no valor de R$ 10 mil, sendo que a creche está fechada desde março em função da pandemia, colabora com essa suspeita, que também está sendo fiscalizada", informou a prefeitura.

De acordo com a gestão municipal, os próximos passos serão o reparo urgente do sistema de captação de gases para drenagem do gás metano existente no local, além de novas vistoriais e estudos sobre as condições das instalações, na tentativa de preservá-las. Não há prazo para a liberação do local.

Atendimentos transferidos

Por causa da interdição, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas provisoriamente para a UBS Lopes de Oliveira, na zona norte.

O CAPS AD Saca Só, que hoje está alocado na UBS Lopes de Oliveira, será transferido, também provisoriamente, para a UBS São Guilherme, na zona oeste, com atendimento no período diurno, sem prejuízo das atividades já exercidas na UBS, de acordo com a prefeitura.

Em relação à CEI 117, as atividades escolares presenciais estão suspensas desde março por causa da pandemia do coronavírus. Além disso, a equipe administrativa da creche, que está reduzida pelo mesmo motivo, já estava atuando na CEI 118, ambas com gestão compartilhada com a Coeso.