Topo

Esse conteúdo é antigo

Festa de debutante ignora pandemia em Santos e recebe crítica de prefeito

Prefeitura de Santos prometeu medidas após evento realizado no último fim de semana - Reprodução
Prefeitura de Santos prometeu medidas após evento realizado no último fim de semana Imagem: Reprodução

Rafaella Martinez

Colaboração para UOL, em São Vicente (SP)

11/01/2021 12h24Atualizada em 11/01/2021 19h05

Imagens de um baile de debutante ocorrido no último sábado (9) em um tradicional clube de Santos causaram a indignação de diversas pessoas nas redes sociais, incluindo o prefeito da cidade e o ator Bruno Gagliasso.

Postado em um perfil que se propõe a divulgar festas e eventos que desrespeitam as normas de segurança para conter a pandemia do novo coronavírus, o vídeo mostra dezenas de pessoas aglomeradas sem máscara de proteção.

Nas imagens, é possível ver o equipamento de proteção sendo usado apenas por quatro prestadores de serviço e uma convidada. Uma criança também usa a máscara, mas de forma incorreta, no queixo.

Marcado em comentários, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), afirmou que tomará as medidas cabíveis sobre o evento.

"Já solicitei às equipes da Prefeitura para que adotem as medidas legais. É importante a participação da população no sentido de fiscalizar e denunciar, mas o principal é a conscientização da população em não realizar eventos e festas deste tipo sem que haja distanciamento e uso de máscaras, medidas sanitárias essenciais. Neste momento, precisamos da colaboração e entendimento de todos para o sucesso no controle da pandemia", destacou.

Em nota oficial, a Prefeitura de Santos afirma que não recebeu denúncia pelos canais oficiais, mas que o clube sofrerá medidas fiscalizatórias.

A reportagem tentou entrar em contato com o clube para confirmar se medidas de segurança e fiscalização foram adotadas, mas foi informada por telefone que a sede não funciona hoje e, portanto, nenhum responsável está disponível para atender a demanda. Os organizadores da festa não foram localizados.

A cidade de Santos recebeu 235 novas notificações de covid-19 entre munícipes neste domingo. O número acumulado de casos passou de 30.621 para 30.856. Um total de 28.110 pessoas já se recuperaram da doença desde o início da pandemia e 934 óbitos pela doença foram confirmados.

PM e clube se pronunciam

Em nota, a Polícia Militar afirmou que foi informada sobre a situação na noite do último sábado (9) e encaminhou uma viatura para atender a ocorrência de desinteligência envolvendo questões cíveis contratuais entre contratante e contratado. No entanto, as partes envolvidas já tinham se entendido quando a equipe chegou ao local.

Já o Clube de Regatas Saldanha da Gama informou "que os atos decorreram de atitude de terceiros, cessionários de espaço para a realização de evento privado, sem que fossem observados os termos de contrato de cessão de espaço e tampouco a legislação vigente".

O Clube disse ainda que lamenta o ocorrido e que tais atitudes não representam o cotidiano da entidade. Afirma ainda que tomou a atitude de acionar a Polícia Militar para encerrar o evento e tomará todas as providências contra os responsáveis pela ocorrência.