SP: Justiça determina paralisação das obras de expansão da Linha 2 do Metrô
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou a paralisação das obras de expansão da Linha 2 - Verde do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) no Complexo Rapadura — localizado no Jardim Têxtil, zona leste da capital paulista. A ação visa impedir a derrubada de 350 árvores e a preservação da fauna e flora locais e vigora até o julgamento da ação, em 04 de fevereiro.
"Até a solenidade, contudo, necessário se faz o resguardo da fauna e da flora do local, além dos achados arqueológicos, mencionados na inicial, razão pela qual determino à Companhia do Metropolitano de São Paulo que se abstenha de realizar qualquer movimentação de terra na área do Complexo Rapadura ou mesmo o corte de árvores. Intimem-se e cumpra-se, servindo a presente como ofício", ratifica a decisão do TJ-SP.
O MPSP (Ministério Público de São Paulo), autor da ação, argumenta "que tentou resolver a questão objeto da presente ação de forma amigável e que inclusive havia reunião agendada com a parte contrária para tratar do assunto, mas que foi adiada." Com isso, "pretende a concessão de tutela de urgência para a sustação dos efeitos das licenças ambientais expedidas para intervenção na área denominada Complexo Rapadura, que visa a expansão da malha metroviária."
Em 20 de agosto de 2020, um grupo de aproximadamente 80 moradores realizou um protesto no local, fazendo com que fosse adiada a derrubada das árvores. Na ocasião, a empresa afirmou que iria rever o projeto.
Hoje, em nota ao UOL, o Metrô explica que "causa estranheza as decisões de paralisação de uma obra tão importante, 6 anos após a licitação que contrataram a ampliação da Linha 2 - Verde. Essas obras contam com os licenciamentos ambientais, atendendo a todos os requisitos e compensações exigidas pelos órgãos reguladores."
Obras de expansão da Linha 2 - Verde
A expansão da linha até o bairro da Penha foi autorizada em 17 de janeiro de 2020 pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Serão investidos R$ 6 bilhões de recursos exclusivos do Estado para a elaboração do projeto, com desapropriações, aquisição de novos 22 trens, portas de plataforma e sistema de sinalização. A conclusão está programada para 2026.
Hoje, o percurso é feito entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, com 14,7 km de extensão. Tem ligação com a Linha 1 - Azul, Linha 4 - Amarela, Linha 5 - Lilás, Linha - 15 Prata e ainda com a Linha 10 - Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Com as obras, a linha irá ganhar mais 8,3 km de trajeto, totalizando 23 km, e oito estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Com a nova fase, irá fazer ligação com a Linha 3 - Vermelha.
No futuro, existe pretensão do Governo do Estado para ampliação até Guarulhos. Serão mais 5,9 km e cinco estações no trecho Penha-Dutra: Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos. Ainda será construído um pátio de manutenção e estacionamento de trens.
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