PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

AP: Técnico em enfermagem toma vacina contra covid-19 fantasiado de jacaré

Brenno Homobono, 25, encontrou uma forma bem-humorada para incentivar as pessoas a se imunizarem contra a covid-19 - Arquivo Pessoal
Brenno Homobono, 25, encontrou uma forma bem-humorada para incentivar as pessoas a se imunizarem contra a covid-19 Imagem: Arquivo Pessoal

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

23/01/2021 13h30

O técnico de enfermagem Brenno Homobono, 25, encontrou uma forma bem-humorada para incentivar as pessoas a se imunizarem contra a covid-19. O profissional que atua desde o início da pandemia na linha de frente de um hospital particular do Amapá, foi tomar o vacina fantasiado de jacaré.

Dentro do grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina CoronaVac, o técnico em enfermagem achou que deveria fazer alguma coisa para tornar o momento marcante, então teve a ideia de adaptar um chapéu e transformar em uma fantasia de jacaré. De acordo com ele, a intenção foi incentivar as pessoas a tomarem o imunizante sem medo de possíveis efeitos colaterais.

"Já vimos tantas coisas ruins durante esse mais de 1 ano que estamos na luta contra o vírus, com certeza o momento da vacina é histórico e muito tenso pra todos, muitos receios, dúvidas. Eu queria levar um pouco de humor pra esse momento tão sério e esperado, também incentivar as pessoas que ainda estão com algum tipo de medo", explicou Homobono ao UOL.

A fantasia do rapaz faz referência ao discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no final de 2020, sobre a vacina da farmacêutica americana Pfizer que teria em seu contrato um aviso de que o fabricante não se responsabiliza pelos efeitos colaterais.

"Se você virar um jacaré, é problema de você", disse o presidente. A opinião acabou viralizando com vários memes que ironizavam a fala de Bolsonaro.

AP: técnico em enfermagem toma vacina contra covid-19 fantasiado de jacaré - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

"Eu vinha acompanhando ansioso os pronunciamentos sobre a vacina e também vendo todos os absurdos falados a respeito, um deles foi a de transformação em jacaré feita pelo presidente, então tive a ideia de criar a fantasia pra ironizar a situação", ressaltou o técnico.

Há 7 anos na área da saúde, Brenno Homobono tem vivido o momento mais desafiador da carreira nos últimos 10 meses. Ele trabalha diretamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus e sabe da importância de tomar o imunizante.

"Trabalho há 4 anos em um hospital privado da minha cidade, e tô na linha de frente há 1 ano, desde o início da pandemia. É um trabalho muito difícil, desgastante, uma luta física e psicológica todos os dias. Essa fantasia representa um grito de respeito a ciência, a pesquisa e a todos que estão na luta na linha de frente", concluiu.

Vacinação no Amapá

O Amapá recebeu na madrugada da última terça-feira, 19, o total de 31 mil doses da vacina CoronaVac, que teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesta primeira fase foram disponibilizadas ao estado 15 mil doses para profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e 16 mil doses para os povos indígenas.

Cotidiano