Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade perde todas as doses da vacina contra covid após suposto vandalismo

As vacinas contra a covid disponíveis na cidade de Rio Bananal (ES) - Divulgação/Prefeitura de Rio Bananal
As vacinas contra a covid disponíveis na cidade de Rio Bananal (ES) Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rio Bananal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

18/02/2021 19h30

A cidade de Rio Bananal, a 176 km de Vitória (ES), perdeu todas as doses disponíveis de vacina contra a covid-19 depois que o prédio onde as doses estavam armazenadas ficou sem energia. A prefeitura acredita que vândalos tenham desligado o relógio central do local. Cento e trinta e três doses do imunizante foram perdidas.

De acordo com a prefeitura, o suposto ato de vandalismo foi notado na manhã de hoje quando funcionários chegaram até o local para trabalhar e perceberam que o prédio estava sem energia elétrica e o relógio estava desligado. O município ficou em ponto facultativo entre segunda-feira (15) e ontem (17), tendo os funcionários retornado ao trabalho hoje.

A coordenadora de imunização do município, Márcia Venturin, usou as redes sociais para explicar sobre o suposto ato de vandalismo que resultou na perda dos imunizantes.

"Eram 5h30 quando meu telefone tocou e o servente que faz limpeza do prédio disse que ao chegar notou a geladeira apitando e o prédio estava sem energia. A geladeira estava cheia de vacinas, não só de covid-19, mas todas as vacinas do município. Ela [geladeira] estava em 23 graus e tudo ficou estragado", disse.

As doses de vacina contra covid-19 perdidas eram da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e seriam aplicadas em profissionais da saúde do município hoje. Era a segunda dose do imunizante desse público.

Ainda segundo a coordenadora de imunização, medicamentos de alto custo de uso controlado, que ficavam armazenados em uma geladeira no primeiro andar do mesmo prédio, também foram perdidos — além de coletas de sangue que haviam sido feitas na última quinta-feira (11) e sexta-feira (12) e seriam encaminhadas ao para análise.

Cinquenta e três kits para teste de detecção da covid-19 também estragaram e foram devolvidos ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen). O prédio não possui geradores.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil vai investigar o que houve no local. O governo estadual também foi informado sobre as perdas. "A Polícia Civil vai investigar o caso, se foi ato de vandalismo ou se alguma outra coisa aconteceu no local", acrescenta a Márcia.

De acordo com o município, os profissionais da saúde que seriam vacinados hoje receberão a segunda dose do imunizante amanhã, quando novas vacinas devem chegar à cidade. O município de Rio Bananal, que tem pouco mais de 19 mil habitantes, recebeu até o momento o total de 479 doses da vacina da covid-19.