Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia encerra festa clandestina com 578 pessoas na zona sul de SP

Do UOL, em São Paulo

13/03/2021 12h51Atualizada em 13/03/2021 16h23

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Civil, da Vigilância Sanitária e do Procon-SP encerrou uma festa com 578 pessoas na madrugada de hoje em uma casa de shows na estrada de Itapecerica, no Capão Redondo, na zona sul da capital paulista.

A maioria dos frequentadores, jovens de 18 a 25 anos, não usava máscara e estavam aglomerados, desrespeitando as regras sanitárias contra a propagação do coronavírus.

Estamos vivendo uma situação caótica, com hospitais sem vagas em UTIs, e jovens ainda agem de forma inconsequente, realizando esse tipo de evento clandestino. O momento exige que, por cautela, festas não sejam realizadas para evitar a disseminação do vírus"
Carlos César Marera, diretor de fiscalização do Procon-SP

A Vigilância Sanitária autuou o local pelo descumprimento do Plano São Paulo na fase vermelha.

Além disso, foram apreendidas três máquinas de cartões, mil convites, um simulacro de arma de fogo tipo pistola, 27 frascos de substância aparentando ser lança-perfume, 31 papelotes e quatro tubos Eppendorf, aparentemente, de cocaína.

O caso foi encaminhado ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), onde foi registrado um termo circunstanciado de infração de medida sanitária preventiva.

Um inquérito policial será instaurado para a apuração do crime de tráfico de drogas. Um homem foi apontado como um dos organizadores do evento e será investigado. Os frequentadores foram liberados.

Festa encerrada antes de começar

Em outra abordagem na madrugada de hoje, as equipes de fiscalização chegaram a um estabelecimento na Freguesia do Ó, na zona norte, antes mesmo do início do evento.

"Recebemos a denúncia de uma festa clandestina e fomos até o local onde já havia a presença de funcionários organizando o ambiente. Lavramos um auto de infração pelo descumprimento do decreto estadual que estabelece as medidas de quarentena na fase vermelha e interditamos cautelarmente o estabelecimento", disse Rubens José Mário Júnior, agente de fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual.

Pelo menos 17 estabelecimentos na capital foram autuados pela Vigilância Sanitária nesta madrugada por descumprimento das novas normas de circulação definidas pelo governo do estado. Destes, quatro foram autuados por aglomerações e funcionamento após o horário permitido.

Também houve a interdição de três locais, incluindo duas festas clandestinas. As ações ocorreram nos bairros do Jaguaré, Freguesia do Ó, Alto de Pinheiros e Capão Redondo.

Fase emergencial começa na segunda-feira

Na última quinta-feira (11), o governador João Doria (PSDB) anunciou a adoção de uma fase emergencial de enfrentamento à pandemia no estado. A partir da próxima segunda-feira (15), medidas mais duras de restrição entram em vigor e se estendem até o dia 30 para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus.

Nesse período, celebrações religiosas e esportivas —como futebol— estão proibidas. No total, 14 atividades foram atingidas pela mudança. Além disso, haverá toque de recolher entre 20h e 5h.