Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de Campinas cancela cirurgias e avalia adotar lockdown

O prefeito Dário Saadi cobrou o governo do estado por mais leitos de UTI - Reprodução/Facebook/Dário Saadi
O prefeito Dário Saadi cobrou o governo do estado por mais leitos de UTI Imagem: Reprodução/Facebook/Dário Saadi

15/03/2021 19h56

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), anunciou hoje o cancelamento de cirurgias eletivas em hospitais privados da cidade a partir da próxima quarta (17). O prefeito também avalia a adoção de lockdown na cidade para tentar conter a transmissão da covid-19.

Os anúncios de hoje aconteceram após uma reunião com representantes de planos de saúde e dos hospitais da cidade. Apenas a direção do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) não compareceu ao encontro.

Amanhã de manhã Saadi vai se reunir virtualmente com os prefeitos das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas para decidir sobre a adoção de lockdown. A medida também será analisada por uma força-tarefa montada pelos representantes das instituições de saúde que participaram da reunião de hoje.

Também hoje, o prefeito cobrou agilidade do governo do estado na disponibilização de 20 novos leitos de UTI no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que já foram anunciados. Ele também pediu que sejam ampliados os leitos de UTI e de enfermaria do HC da Unicamp.

Bares e restaurantes defendem lockdown

Dário Saadi também se reuniu hoje com representantes da Abresc (Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Campinas). Wendel Alves, presidente da entidade, defendeu a adoção do lockdown.

A associação pediu, porém, que o prefeito pressione o governo federal para que seja criada uma linha de crédito ou ajuda financeira específica para o setor. A Abresc pediu ainda que a Prefeitura crie um alvará simplificado que possibilite a obtenção de autorizações provisórias de funcionamento, com atestado de segurança emitida pelo Corpo de Bombeiros.

Atualmente, bares, lanchonetes e restaurantes só podem funcionar por delivery e drive-thru em Campinas, não sendo permitida a permanência ou a retirada de produtos no local.

Campinas não tem leitos de UTI disponíveis

Segundo boletim divulgado hoje pela prefeitura, 100% dos leitos de UTI em hospitais públicos estão ocupados em Campinas. Entre os hospitais particulares, apenas 8% estão disponíveis, o que equivale a 19 leitos de UTI.

Desde o início da pandemia Campinas já registrou 74.715 casos e 2.018 mortes pode covid-19. A cidade ultrapassou a marca de 2 mil mortes no último final de semana. Nas últimas 24 horas foram confirmados 803 casos e 21 óbitos.