Com cheia do rio Negro, prefeito de Manaus decreta situação de emergência
Em Manaus, a cheia do rio Negro tem causado preocupação e o prefeito da cidade, David Almeida, declarou situação de emergência por, no mínimo, 90 dias. A decisão foi feita de acordo com o decreto nº 5.078/2021 e publicado no DOM (Diário Oficial do Município).
Na manhã de hoje, o prefeito, o vice-prefeito e um comitê de combate à enchente farão uma reunião para traçar estratégias de emergência. Ontem, o volume do rio Negro chegou a 29 metros.
Segundo o monitoramento hidrológico de 2021, é possível que essa cheia seja a quinta maior do rio e pode atingir tanto moradores de áreas urbanas quanto ribeirinhas. "Vamos nos preparar, para que em meio à pandemia de covid-19, Manaus não sofra com um fenômeno natural, que ocorre anualmente", disse o prefeito.
Com o decreto de situação emergencial, cabe ao órgão Casa Militar mapear os riscos e amenizar os efeitos da cheia do rio com a coordenação de medidas apropriadas. Fica a cargo dele divulgar informações sobre a enchente e reportar os resultados das providências de contenção.
Os outros integrantes do Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município, que foi instituído na quarta-feira (5), com a Casa Militar também devem elaborar planos de enfrentamento e controle da situação do rio Negro.
No início da semana, David Almeida conseguiu apoio federal para Manaus contornar a cheia e amparar mais de 8 mil famílias que serão impactadas com a situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.