Topo

Esse conteúdo é antigo

Festa no Copacabana Palace reúne quase 500 pessoas com shows de famosos

Daniele Dutra

Do UOL, no Rio

15/05/2021 14h55Atualizada em 15/05/2021 18h35

Uma grande festa aconteceu ontem à noite no Copacabana Palace, um dos hotéis mais antigos e icônicos na Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre os quase 500 convidados estavam o sertanejo Gustavo Lima, que realizou um show durante a madrugada, além da cantora Ludmilla, Dudu Nobre e Alexandre Pires.

A SEOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública) informou ao UOL que foi até o local, por volta das 23h, mas não constatou nenhuma irregularidade em um primeiro momento. Mais tarde, a secretaria informou que o hotel será autuado em R$ 15,4 mil por infração gravíssima.

Com capacidade máxima para duas mil pessoas, vídeos nas redes sociais mostram pessoas sem máscaras e aglomeradas perto do palco enquanto os shows aconteciam. Em nota, o Copacabana Palace informou que foram cumpridas todas as exigências e obrigações legais estabelecidas pelo decreto n° 48.845, publicado em sete de maio de 2021 no Diário Oficial do Município.

"O hotel reforça para seus contratantes externos que o comprometimento com as recomendações das autoridades é um pré-requisito para que os eventos aconteçam. Adotamos um protocolo de prevenção e combate à covid-19 de acordo com as regras vigentes, de modo que a saúde e segurança de hóspedes, funcionários e clientes são nossa maior prioridade", diz o informe.

A Prefeitura do Rio estabelece que casas de espetáculo, de concerto e de apresentações musicais podem funcionar, desde que mantenham distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes, com capacidade de lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, somente com público sentado.

Gusttavo Lima e Ludmilla fazem show em festa fechada no Copacabana Palace, no Rio - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Gusttavo Lima e Ludmilla fazem show em festa fechada no Copacabana Palace, no Rio
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A formação de filas de espera e de aglomerações na entrada e saída continua proibida. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o descumprimento da lei estabelecida pela Prefeitura Municipal. A SEOP disse que está apurando os vídeos e, se for constatado irregularidades, vai autuar o hotel.

A empresária Carol Sampaio, dona da CS Eventos, enviou uma nota esclarecendo que não foi responsável pela lista de convidados e, sim, pelo cerimonial. Eles pontuam que houve o distanciamento de dois metros entre as mesas — com capacidade de 8 pessoas por mesa; utilização de menos de 40% da capacidade do espaço, incluindo staff.

Na entrada, segundo ela, todos receberam álcool gel, máscara e houve testagem de RT-PCR em todos os convidados e funcionários. Vale ressaltar que, de acordo com a Fiocruz, o teste possui uma menor sensibilidade durante a fase de incubação viral, que é em média de cinco dias a partir da infecção.

Procurada pelo UOL, a assessoria da Ludmilla não quis se pronunciar. Já a equipe de Gusttavo Lima afirmou que o evento seguiu os protocolos.

Quem também se manifestou foi Mumuzinho, que reiterou o cumprimento de todos os protocolos de segurança exigidos. "Estive presente no evento, pois todas as normas estavam sendo cumpridas e testes foram realizados. Jamais toparia participar de um evento fora das normas", disse o artista, segundo assessoria.

Dudu Nobre também falou com o UOL sobre a festa, disse que viu todas as pessoas usando máscaras e que o local só usou um terço de sua capacidade de público.

O aniversariante é meu conhecido. Foi amplamente divulgado que o espaço era para 1500 pessoas, porém, devido às restrições, foram distribuídos 500 convites. Ele usou um terço da capacidade do local respeitando os protocolos. Teve teste, todo mundo foi testado antes de entrar na festa, você só entrava na festa depois de testado. Todos os protocolos foram seguidos, tinham equipes dos órgãos responsáveis por fiscalizar os protocolos sanitários, e a festa rolou assim. Eu vi todo mundo de máscara, seguindo todos os protocolos, como tem que ser.