Sem celular há meses, coletor de lixo acha aparelho mas devolve ao dono
Coletor de lixo na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, Rudiney de Lima Fagundes viralizou após encontrar um aparelho celular na rua e prontamente procurar o dono para devolvê-lo.
A história ganhou ainda mais repercussão depois que Fagundes contou à RPC, afiliada da TV Globo no estado, que está sem celular há alguns meses depois que precisou vender o próprio aparelho para pagar dívidas de remédios para a filha, que havia ficado doente.
Mesmo sem um celular, o homem de 28 anos decidiu devolver o telefone encontrado, afirmando que a atitude foi reflexo dos aprendizados que teve quando criança.
"Foi a educação que minha mãe me deu desde pequeno. Ela sempre falou que 'se você achar alguma coisa e você souber de quem é ou mesmo procurar de quem seja, era para devolver para o dono, porque a recompensa vem depois e o reconhecimento também'", lembrou ele em entrevista à edição de hoje do telejornal Meio-Dia Paraná.
"Eu vi o celular no chão, deduzi [que fosse do homem] que tivesse derrubado, ele tinha acabado de entrar [na casa]. Eu peguei, bati no portão, chamei ele e entreguei o celular", declarou.
O episódio aconteceu na semana passada, mas só ganhou repercussão ontem, depois que a mulher do homem que perdeu o celular publicou um vídeo sobre a história no Facebook, com imagens de câmeras de segurança da rua.
Nelas, é possível ver dois homens descendo de um carro estacionado e andando em direção a entrada de uma casa, sem registrar o momento em que um deles deixa o celular cair na rua sem perceber.
Pouco depois, o caminhão da coleta de lixo passou pela rua e Rudiney viu o celular no chão, avisando seus colegas coletores e indo imediatamente atrás do homem que perdeu o aparelho, que nesse momento já havia passado pelo portão da casa.
Na publicação, a mulher do "sortudo", que não quis ser identificado, agradeceu o rapaz.
"Um exemplo de honestidade. Pessoas como essa nos fazem acreditar ainda no ser humano, gratidão", afirmou ela.
Apesar dos elogios, o coletor de lixo comentou que torce para que atitudes como a dele sejam cada vez mais normais.
"Espero que cada pessoa tenha sua consciência e honestidade em devolver. [...] Gratifica bastante a gente. A gente sente orgulho do que a gente é hoje. Então eu espero que um dia isso não precise virar notícia para o pessoal se inspirar, que isso saia de todo mundo", deseja.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.