Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Bruno Covas vira o nome da Fábrica de Cultura, que seria Museu Lula

Bruno Covas morreu de câncer no último domingo (16) - Peter Leone/Ofotográfico/Folhapress
Bruno Covas morreu de câncer no último domingo (16) Imagem: Peter Leone/Ofotográfico/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/05/2021 22h52Atualizada em 20/05/2021 16h40

A Prefeitura de São Bernardo do Campo sancionou hoje que a Fábrica de Cultura, inaugurada na cidade em setembro de 2020, seja denominada Bruno Covas. A unidade foi erguida no local que estava destinado ao Museu Lula.

A homenagem ao prefeito de São Paulo, que morreu no último domingo (16), foi aprovada por 21 dos 28 vereadores na Câmara do município na manhã de hoje, e sancionada horas depois pelo prefeito Orlando Morando (PSDB). A sugestão do nome para o local partiu do prefeito e teve o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, que é responsável por gerir a iniciativa.

A Fábrica de Cultura fica na esquina das avenidas Pereira Barreto e Armando Ítalo Setti, no centro da cidade. O lugar estava destinado para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, como seria chamado o Museu Lula, mas foi redesignado em 2018.

Menos de um mês antes de deixar o governo do estado de São Paulo para se candidatar à presidência, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou que o Museu Lula fosse substituído pela Fábrica de Cultura.

O Museu Lula foi idealizado pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT). Assim como a nomeação da Fábrica de Cultura, a mudança do propósito do local também foi sugerida pelo prefeito Orlando Morando.