Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atinge ala covid de hospital e pacientes são removidos; 4 morrem

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL

28/05/2021 10h08Atualizada em 28/05/2021 19h43

Quatro pacientes internados no Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju (SE) morreram após um incêndio na manhã de hoje atingir as alas clínica e de covid-19. Segundo a prefeitura da capital sergipana, três pessoas foram a óbito no local e uma mulher de 77 anos faleceu durante a transferência para o Huse (Hospital de Urgência Governador João Alves Filho). Não foram divulgados dados das demais vítimas.

Ao todo, 35 pacientes tiveram de ser removidos às pressas e transferidos para os hospitais de Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e para leitos do Caps Jael Patrício, além do Huse.

Segundo o governo do estado, que comandou a ação com dez viaturas e 'motolâncias', houve resgate de pessoas com problemas causados pelo fogo e pela inalação de fumaça, entre eles, 32 funcionários. Ao todo, foram atendidas cerca de 60 pessoas.

Os feridos e removidos foram encaminhados para vários hospitais. No Hospital de Urgência, chegaram nove vítimas na Unidade de Paciente Crítico, que é uma área para pacientes com queimaduras e principalmente lesão inalatória.

"A equipe da cirurgia plástica já está atuando, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) já está de prontidão com leitos, bem como o esvaziamento do corredor da catástrofe para receber a demanda do dia que normalmente acontece no Nestor Piva e que deve transbordar aqui para o Huse", explicou o superintendente do Huse, Walter Pinheiro.

Incêndio atinge hospital em Aracaju; 35 pacientes com covid são removidos

Foco do incêndio foi na sala dos médicos

Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas ele começou por volta das 6h30 e, rapidamente, a fumaça se alastrou pelo local. Segundo relato de funcionários, a principal suspeita é de que o fogo tenha se iniciado no sistema de ar-condicionado da unidade. De acordo com o tenente Fabiano Queiroz, do Corpo de Bombeiros de Sergipe, o foco foi na sala dos médicos.

Foi um trabalho muito difícil já que havia muitas vidas envolvidas, pessoas que não tinham como sair do local e precisavam ser retiradas uma a uma."
coronel Alexandre José, comandante do Corpo de Bombeiros

No hospital, havia pacientes internados com quadro moderados — em leitos clínicos —, e graves — em estabilização e no aguardo de remoção para uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Alguns deles estariam fazendo uso de respiradores no momento do incêndio.

Equipes das defesas civis Estadual e Municipal e Corpo de Bombeiros controlaram o fogo rapidamente. De acordo com a gestão municipal, a área foi isolada e passará por perícia a fim de identificar as causas do incêndio e a extensão dos danos.

Fomos acionados por volta das 6h40 e, em menos de cinco minutos, já estávamos no local. A ala estava tomada de fumaça, não era possível ver nada. Fizemos a retirada de todas as pessoas que estavam na UTI e depois controlamos o incêndio. Em cerca de meia hora, já havíamos feito a retirada dos pacientes e o incêndio estava controlado."
Fabiano Queiroz, tenente do Corpo de Bombeiros

Uma operação foi montada para transferir os pacientes para unidades com vagas na capital sergipana. O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) deslocou quase todo o seu efetivo para ajudar nas remoções.

Pela grande quantidade de fumaça que se alastrou pelo hospital, foi necessária a remoção de pacientes com o apoio do Samu."
Defesa Civil

A pediatria do Hospital Fernando Franco foi adaptada de maneira emergencial para atendimento clínico. A Prefeitura de Aracaju informou ainda que estruturou espaço para atendimento psicológico e de informações para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. "A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público", diz a nota.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o reabastecimento de oxigênio nos leitos municipais está garantido pela empresa que fornece o produto. A pasta anunciou ainda que ampliou escalas de trabalho para assegurar assistência.

Ala foi inaugurada há duas semanas

O Hospital Doutor Nestor Piva atende urgência e emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, por causa da alta no número de casos de covid-19, estava praticamente lotado.

Segundo apurou o UOL, essa ala foi uma ampliação do atendimento para pacientes com o novo coronavírus em anexo ao hospital, e começou a funcionar há cerca de duas semanas.

Hospitais públicos e particulares da cidade já se dispuseram a ceder vagas para os pacientes que estavam no hospital.

Pacientes são evacuados do Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju - Magna Santana/Divulgação - Magna Santana/Divulgação
Pacientes são evacuados do Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju
Imagem: Magna Santana/Divulgação

Prefeito vai a local de incêndio

Em nota, a direção do Centro Médico do Trabalhador, responsável pela gestão do Nestor Piva, informou que, "de imediato, as primeiras providências foram tomadas com a remoção dos pacientes internados na unidade.

Para isso, todo o corpo de funcionários, médicos, auxiliares, seguranças e enfermeiros se empenharam até a chegada dos primeiros socorros. Em poucos minutos, dezenas de ambulâncias do Samu, da Polícia Militar e de instituições privadas já estavam providenciando a remoção dos pacientes para as seguintes unidades hospitalares: HUSE, Hospital de Cirurgia, Hospital Santa Isabel, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Jael Patrício.
Centro Médico do Trabalhador

Ainda segundo a nota, a situação já está controlada. "O local do incêndio já está sendo periciado e outro local já sendo providenciado com urgência para reabertura do hospital."

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) visitou o local e informou que será montada uma comissão para apurar a causa do incêndio. Ele prometeu tomar todas as providências administrativas do caso.

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira vai ao Hospital Doutor Nestor Piva, que foi atingido por incêndio  - Ana Lícia Menezes/Divulgação - Ana Lícia Menezes/Divulgação
Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira vai ao Hospital Doutor Nestor Piva, que foi atingido por incêndio
Imagem: Ana Lícia Menezes/Divulgação

O incêndio agrava a situação de atendimento a pacientes covid-19 no estado, que enfrenta lotação máxima de leitos de UTI e até pequena fila de espera por vaga. Até ontem, 5.004 pessoas já haviam morrido pela doença em Sergipe.