Topo

Esse conteúdo é antigo

Universal faz culto com idosos e crianças e é autuada pelo Procon em PE

Unidade da Igreja Universal em Caruaru, Agreste pernambucano - Divulgação
Unidade da Igreja Universal em Caruaru, Agreste pernambucano Imagem: Divulgação

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 17h44

Uma unidade da Igreja Universal do Reino de Deus, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, foi autuada ontem (11) pelo Procon por descumprir o decreto estadual de restrição às atividades econômicas e sociais durante a pandemia.

Enquanto as restrições valem para os finais de semana nos municípios da Região Metropolitana do Recife, zona da Mata e parte do Sertão, no Agreste as regras valem para todos os dias da semana.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, a quem o Procon local é vinculado, confirmou ao UOL que notificou a Igreja Universal em Caruaru por descumprir o decreto ao ser flagrada pela fiscalização funcionando a portas fechadas depois das 20h.

"No Centro de Caruaru, a Igreja Universal estava funcionando de portas fechadas com mais de 30 fiéis", diz nota oficial.

Na chegada dos fiscais, muitos portavam as máscaras e se evadiram em instantes do local. Havia crianças e idosos
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Autuada, a igreja terá que responder administrativamente sobre o caso.

"É inadmissível que por mais que anunciemos a situação que estamos vivendo, cidadãos continuem a descuidar das proteções contra a covid-19", diz o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. "Essa é luta conjunta. Todos precisam entender a necessidade de se cumprir as normas."

Procurada, a Universal divulgou a seguinte nota:

"Não é verdade que estivesse ocorrendo um culto com a presença de público no templo da Igreja Universal do Reino de Deus localizado em Caruaru (PE). Todos os esclarecimentos serão prestados às autoridades.

Desde o início do pandemia da covid-19, a Universal cumpre as recomendações do Ministério da Saúde e os protocolos locais, em todos os 8,7 mil templos da Igreja no país."