Topo

Esse conteúdo é antigo

Neve cai pela primeira vez no ano em Santa Catarina; veja fotos e vídeos

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

28/06/2021 12h03

A semana começou com registro de neve pela primeira vez no inverno de 2021, em Santa Catarina. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os flocos caindo na região serrana do estado, e a informação foi confirmada pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Um dos vídeos foi publicado pelo governador Carlos Moisés (PSC), na localidade Cruzeiro, no município de São Joaquim, a 230 quilômetros de Florianópolis. Lá, a previsão era de -4º C, com máxima de 3º C ao longo de hoje.

Também teve registro de chuva congelada na região serrana de Santa Catarina e na gaúcha, como em São José dos Ausentes, onde a previsão é de -3º C, com máxima de 4º C.

A queda brusca de temperatura confirma a previsão do alerta emitido no sábado (26) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com base nas informações meteorológicas geradas pelo Sistema Nacional de Meteorologia, a pasta informou que temperaturas negativas poderiam ser registradas na região Sul entre hoje e a próxima sexta-feira (2), com possibilidade de neve.

Já a MetSul, empresa de meteorologia, emitiu relatório explicando que o frio intenso tinha como reflexo uma "poderosa massa de ar polar" oriunda da Argentina, podendo chegar a no máximo 10ºC a temperatura em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também previa neve para o inverno de 2021.