Topo

Esse conteúdo é antigo

Calor em pleno inverno gera memes com Zé Gotinha e vira-lata caramelo; veja

"Zé Gotinha" se refrescando do calor de Belo Horizonte - Reprodução/Twitter/@carolcroche
'Zé Gotinha' se refrescando do calor de Belo Horizonte Imagem: Reprodução/Twitter/@carolcroche

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 11h51

Após uma semana com uma frente fria, estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste voltaram a registrar altas temperaturas. Ontem, em São Paulo os termômetros do INMET (Instituto Nacional de Metereologia) chegaram a marcar 29,9º C, enquanto em Porto Alegre a máxima registrada foi de 26,8º C. A tendência é que as temperaturas se mantenham altas no decorrer da semana.

A mudança brusca de temperatura surpreendeu a população, que estava se acostumando com o frio do inverno, e rendeu memes na web.

Uma moradora de Belo Horizonte, onde os termômetros marcaram 26,6º C, não deixou de ironizar o calor e colocou o seu "Zé Gotinha", feito de tricô, para se refrescar.

Outro personagem do imaginário brasileiro que não deixou de se refrescar por conta das altas temperaturas foi o "Vira-lara Caramelo". Ao dizer que estava um "calor da peste", um internauta publicou uma foto do mascote aproveitando uma poça para relaxar.

E quem foi que disse que só os cachorros se refrescam? Outro internauta, citando a volta do calor, disse que estava como uma galinha que já viralizou na web por usar um ventilador para se refrescar.

Segundo o Climatempo, a umidade do ar em São Paulo deve ficar abaixo da casa dos 20%, acionando um alerta para possíveis incêndios e necessidade de hidratação reforçada. Com isso, surgiu um Pikachu para lembrar a todos a importância de se manter hidratado.

Homer Simpson também não foi esquecido pelo pessoal dos memes, e, aparentemente, "decidiu" tirar as calças para lidar com o "exagero de calor".

A expectativa é que as temperaturas sigam subindo até o final de semana. Uma massa de ar quente começa a atuar hoje no Sul do País, causando previsões com máximas de 28º C em Porto Alegre e Florianópolis e de 29º C em Curitiba, para a tarde de hoje, conforme divulgado pelo Climatempo.

No interior de São Paulo, as temperaturas podem chegar até os 35ºC durante essa semana, enquanto é previsto que a capital siga com temperaturas máximas na casa dos 30º C. Entretanto, a capital mais quente do sudeste será o Rio de Janeiro, com máximas de 33º C até o final de semana.