Topo

Esse conteúdo é antigo

SP teve agosto com chuva na média e 10 dias de calor acima do esperado

Temperaturas do mês de agosto ficaram acima da média - WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Temperaturas do mês de agosto ficaram acima da média Imagem: WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 13h49Atualizada em 01/09/2021 13h49

A cidade de São Paulo enfrentou no mês de agosto mudanças climáticas bruscas. De acordo com balanço do InMet divulgado hoje, apesar do tempo seco, a capital paulista teve incidência de chuvas dentro do esperado para esta época do ano, porém as temperaturas ficaram acima da média climatológica. Ao todo, foram dez dias em que os termômetros da metrópole registraram números mais elevados do que os valores esperados.

De acordo com o instituto, a capital sofreu um desvio de +0,5ºC com as temperaturas máximas. A média para o mês é de 24,4°C,e a cidade registrou dias com temperaturas acima dos 30ºC. A maior foi na tarde do dia 26, com 32,8ºC, sob a condição de um tempo pré-frontal, ou seja, um calor que antecede a chegada de uma frente fria. Além disso, o InMet ainda divulgou que houve uma sequência de 10 dias com temperaturas acima dos 29ºC. A última vez que São Paulo teve um inverno tão quente foi em 1963, quando a máxima foi de 33ºC.

Apesar do acréscimo nas temperaturas máximas, o mês também registrou um desvio significativo nas temperaturas mínimas. Segundo o InMet, as temperaturas mínimas ficaram com a média de 14,3°C , uma diferença de +1,2°C em relação aos registros anteriores. No primeiro dia do mês, a cidade teve a menor temperatura de agosto, com 9,3ºC. A maior amplitude térmica se deu no dia 17, o primeiro da sequência de dez
dias acima dos 29,0°C. Segundo os dados do instituto, neste dia a variação de temperaturas no dia foi de 18,0°C.

O boletim do InMet ainda informa que o maior volume de chuva em um dia foi de 27,0 mm, acumulado na manhã do dia 28, quando uma frente fria atingiu o país causando quedas bruscas nas temperaturas. Ainda, segundo o instituto, houve seis dias na capital com registro mensurável de precipitação, o que fez com que a cidade apresentasse valores iguais à média.

Em relação ao índice de umidade, o menor valor registrado foi de 14%, na tarde o dia 19. O InMet ainda divulgou que, "no balanço do ano, a precipitação apresenta déficit de 30% (310 mm menor) em relação à Normal Climatológica."

Chuvas de fuligem

Ainda no mês de agosto, a cidade de São Paulo registrou "chuvas de fuligem" em diferentes pontos. A fuligem decorrente de um incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, chegou até bairros das regiões central, norte, sul e leste da cidade de São Paulo, além de outros municípios da região metropolitana no dia 22 de agosto. O fogo foi causado pela queda de um balão e devastou mais da metade da área de mata do parque, segundo a prefeitura da cidade.

O fenômeno foi registrado novamente no dia 26, quando um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de produtos químicos no Jardim Califórnia, em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo.