Topo

Esse conteúdo é antigo

Com frente fria, chuvas atingem diversos pontos do país no fim de semana

27.ago.2021 - Tempo fechado na marginal Tietê na altura da ponte da Casa Verde - Ronny Santos/Folhapress
27.ago.2021 - Tempo fechado na marginal Tietê na altura da ponte da Casa Verde Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 09h26

A frente fria que avança sobre o Brasil causa quedas bruscas de temperatura e leva chuvas a diversos pontos do país.

A tendência é que o fim de semana seja marcado pela alta umidade do ar e por pancadas de chuva; algumas regiões já alertaram para o risco de alagamentos e temporais.

A virada do tempo marca o final de semana no Sudeste: nuvens carregadas que ontem estavam sobre o Mato Grosso do Sul hoje chegaram a São Paulo. De acordo com o site Climatempo, áreas da Grande São Paulo, Sorocaba, litoral paulista e região do Vale do Ribeira já registraram chuvas de intensidade moderada a forte hoje.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que a capital paulista está em estado de alerta para alagamentos. Amanhã, as temperaturas continuarão baixas, com máxima de 20º C.

O Rio de Janeiro também terá temperaturas mais baixas e pancadas de chuva, mas com menor intensidade. A precipitação deve atingir a região metropolitana da capital, a região serrana e o Médio Paraíba. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol predomina no final de semana.

A região Norte do país também registra chuvas no final de semana, com intensidade em Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), no oeste do Pará e em áreas do extremo sul do Amapá. Amanhã, também há alerta de temporais no oeste do Amazonas e do Acre e em algumas áreas do estado de Rondônia.

O fim de semana também deve ser nublado no litoral do Nordeste. Em Salvador (BA), por exemplo, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite tanto hoje como amanhã. Já em São Luís (MA), a chuva só deve começar amanhã: hoje, a previsão é de sol com algumas nuvens.

Na Região Centro-Oeste, o sol forte e o calor ainda predominam em Goiás e no Distrito Federal. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão divididos: no leste de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás, o sábado também será de sol. Nas demais áreas, a previsão é de pancadas de chuva.

No Sul, Paraná e Santa Catarina também serão afetados pela frente fria: as nuvens carregadas aumentam o risco de temporais com raios, granizo e fortes rajadas de vento, principalmente ao norte e ao leste do Paraná.