Topo

Esse conteúdo é antigo

Turista morre após se afogar em área de risco em Porto de Galinhas

Scharlene Rodrigues, de 38 anos, não resistiu a paradas cardíacas após se afogar em Porto de Galinhas (PE) - Reprodução/ Facebook/ Arquivo pessoal
Scharlene Rodrigues, de 38 anos, não resistiu a paradas cardíacas após se afogar em Porto de Galinhas (PE) Imagem: Reprodução/ Facebook/ Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 20h00Atualizada em 02/09/2021 09h04

A agente de viagens Scharlene Ferreira Rodrigues, de 38 anos, morreu após sucessivas paradas cardíacas provocadas devido a um afogamento no mar de Porto de Galinhas, litoral do Ipojuca (PE). Amigos da mulher tentaram ajudá-la, mas um deles quase se afogou junto.

O incidente ocorreu por volta das 5h20 de ontem, próximo ao resort Enotel. Ao ver que Scharlene estava se afogando, seu amigo Kairo César Pimentel Felipe, de 28 anos, entrou no mar, mas também começou a se afogar, quando um terceiro homem entrou na água, mas conseguiu salvar apenas Kairo.

No local, há sinalizações de risco de afogamento, informou a prefeitura do Ipojuca em comunicado enviado ao UOL. Trata-se de uma das 27 valas fixas, depressões naturais da geografia marinha, que existem ao longo de 33 km do litoral ipojucano - nos locais, há sinalizações proibindo o banho. No dia anterior à morte de Scharlene, seis resgates de vítimas de afogamento foram registrados justamente nessas zonas de perigo.

Hospedados no resort, o grupo de amigos teriam ingerido bebida alcoólica desde a noite anterior, resolvendo sair das instalações hoteleiras em direção à praia para ver o nascer do sol, onde continuaram bebendo, até a agente de viagens decidir entrar no mar.

foto 1 - Reprodução/ Prefeitura do Ipojuca (PE) - Reprodução/ Prefeitura do Ipojuca (PE)
Local dos afogamentos possui diversas bandeiras vermelhas que sinalizam perigos de valas no mar
Imagem: Reprodução/ Prefeitura do Ipojuca (PE)

Um homem que já trabalhou como salva-vidas caminhava pela praia e conseguiu resgatar Scharlene, chamando em seguida um salva-vidas da prefeitura e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

"A mulher teve diversas paradas cardíacas ainda na praia, mas foi levada com vida em estado grave, junto com Kairo, para o Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó (distrito do Ipojuca). Infelizmente, ela não resistiu", lamentou a assessoria da prefeitura.

Kairo César ficou em observação na unidade hospitalar e recebeu alta ainda ontem. O corpo de Scharlene foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) da capital pernambucana.

Nas redes sociais, uma amiga da agente de viagens também lamentou a morte: "Realmente inacreditável! Sem palavras".

As autoridades reforçam que turistas e veranistas respeitem a sinalização das bandeiras vermelhas dos locais onde há risco de afogamento.