PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Tornado causa destruição no oeste de SC; ventos chegaram a 90 km/h

Árvores foram quebradas e casas destelhadas com passagem de ventos fortes, que ultrapassaram os 90 km/h, segundo o Ciram - Divulgação/Defesa Civil/Piter Scheuer
Árvores foram quebradas e casas destelhadas com passagem de ventos fortes, que ultrapassaram os 90 km/h, segundo o Ciram Imagem: Divulgação/Defesa Civil/Piter Scheuer

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 20h20Atualizada em 14/09/2021 20h53

Um tornado deixou um rastro de destruição no oeste de Santa Catarina após atingir a região na madrugada de hoje. Fotos mostram que os fortes ventos, que ultrapassaram os 90 km/h, quebraram árvores, destelharam casas e deixaram montes de entulho por cidades como Guatambú.

O fenômeno teve origem em uma supercélula, criada pela passagem de uma frente fria, umidade e a presença de áreas de instabilidade nos municípios catarinenses. Além dos fortes ventos, que, segundo a Defesa Civil, foram qualificados como um tornado, a região também sofreu com queda de granizo e tempestades, causando alagamentos.

Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambú.

Nos últimos dias, a Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido os chamados Avisos Meteorológicos apontando o tempo instável e a chance de tempestades ao longo desta semana.

Cotidiano