Topo

Esse conteúdo é antigo

Professor: Chance de tsunami no Brasil por vulcão é mínima, mas existe

Colaboração para o UOL

16/09/2021 19h45

A atualização do nível do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, não precisa gerar pânico nos brasileiros, segundo o professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Carlos Teixeira. De acordo com ele, é importante que o governo e a sociedade se preparem, mas entendendo a situação e com calma.

"Existem vários estudos, de colegas dos Estados Unidos, Espanha, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que alertam que caso haja erupção e ela faça com que parte da ilha colapsasse, isso geraria tsunami, que propagaria onda chegando à costa brasileira, principalmente Norte e Nordeste do Brasil, mas também Caribe e EUA", explicou ao UOL News.

"Existem previsões de ondas de mais de 3 metros, mas sem efeito extremo podem ser ondas de centímetros. O que temos que começar a fazer é pensar na possibilidade, é mínima mas existe", reforçou. O professor comparou a possível erupção com a pandemia, fazendo um paralelo que a ciência alerta e as pessoas precisam acatar a preocupação.

"O mundo não estava preparado, nem o Brasil", lembrou sobre a pandemia da covid-19. "O governo brasileiro e a sociedade se preparar, com calma e sem pânico, ressaltou. Segundo ele, o alerta não significa uma erupção amanhã ou no próximo mês.

"Foi um aumento na preocupação. Esse nível 2 pode permanecer por muito tempo, ficar anos assim, pode voltar ao nível 1 ou pode subir ao nível 3 ou 4, aí sim seriam níveis alarmantes", falou. "Serve para o governo e pessoas que moram perto se prepararem. No nível 3 teriam que evacuar os locais mais remotos, no nível 4 se evacuaria toda a ilha", completou.