PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

Casal brasileiro acha garrafa lançada há 3 anos de navio espanhol

Mensagem na garrafa ficou três anos até ser achada pelo casal brasileiro - Reprodução/Twitter
Mensagem na garrafa ficou três anos até ser achada pelo casal brasileiro Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Santos

17/09/2021 15h59

Um casal que passeava em uma praia na região Norte do Brasil encontrou uma garrafa e, em seu interior, uma mensagem que datava de três anos atrás. A garrafa foi lançada ao mar por dois aspirantes a marinheiro, a bordo do navio de bandeira espanhola Juan Sebastián de Elcano, que navegava pela costa do Uruguai.

"A bordo, no mar, em 5 de abril de 2018. Navegação sob demanda do porto de Montevidéu (Uruguai) a 30º 28 S 04.6º 15 W às 12 horas", diz trecho da carta, assinada pelos aspirantes Cruz Anión e Martinez González, em que eles pedem, a quem a encontrasse, que entrasse em contato com o navio-escola.

O envio de mensagens em garrafas faz parte de uma antiga tradição marítima, que servia para estudar as correntes oceânicas, agora substituída por novas tecnologias. E, apesar do método à moda antiga ainda estar presente a bordo do Elcano, a mensagem oferecia a possibilidade de que esse contato, além da tradicional carta, fosse feito por e-mail.

Agora, três anos depois, o casal de brasileiros que encontrou a garrafa informou que ela estava sobre

Mensagem encontrada por casal informa data e localização do ponto em que a garrafa foi jogada ao mar - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Mensagem encontrada por casal informa data e localização do ponto em que a garrafa foi jogada ao mar
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
a areia e chamou a atenção pela coloração verde.

A mensagem encontrada no Brasil termina com uma frase bíblica: "Militia est vita hominis super terra" (Jó, 7, 1), ou "Não é, acaso, uma luta a vida do homem sobre a Terra?".

Cotidiano