Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem drive-thru, neto carrega avó no colo para tomar dose de reforço no DF

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

23/09/2021 11h50

Um homem carregou a avó de 102 anos no colo para que ela tomasse a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Ele alega que servidores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) se recusaram a aplicar a dose dentro do carro.

"O posto não me deixou entrar com minha avó para vacinar, porque disse que não era drive-thru. Isso aqui é uma vergonha. A UBS 3 se recusou a vacinar minha avó, sendo que a primeira dose e a segunda, ela conseguiu tomar no carro, no estacionamento. E eles se recusaram a deixar o carro estacionar para vacinar a senhora de 102 anos", diz Erick Farias, no vídeo publicado pelo "Diário de Ceilândia".

O caso foi registrado ontem, na UBS 03 Recanto Das Emas, em Brasília. No vídeo, é possível ouvir atendentes criticando a gravação e ameaçando chamar a polícia. Ele reforça, em resposta, que a avó foi vacinada no estacionamento nas outras vezes. "A questão é consciência, minha senhora", responde ele a uma das atendentes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal confirmou o ocorrido e disse que ofereceu uma cadeira de rodas ao neto da idosa. Ele recusou e preferiu levar a avó no colo.

Por meio da Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste (Diraps), o órgão informou que "a unidade não possui drive-thru para vacinação. Assim, a equipe prontamente ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar recusou, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação", informa em comunicado.

Ainda segundo o texto, "as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devem permanecer na temperatura indicada pelo fabricante e não é recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local".

A Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste diz ainda que pede desculpas pelo ocorrido e reforça que todas as orientações sobre casos específicos de atendimento são repassadas para as equipes de saúde.