Topo

Esse conteúdo é antigo

Caso Henry: Pena para Jairinho pode chegar a 40 anos, diz promotor

Colaboração para o UOL

06/10/2021 09h02

O promotor Fabio Vieira disse hoje que o ex-vereador Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho, e a mãe da criança, Monique Medeiros, podem pegar uma pena de 40 anos pelo assassinato do menino Henry Borel, de 4 anos.

"A proposta de denúncia é de homicídio triplamente qualificado [..] Um homicídio desses tem uma pena até 30 anos, podendo aumentar de um terço pelo fato de o Henry ser uma criança. Então, a pena do homicídio, em tese, pode chegar a 40 anos", afirma.

Segundo o promotor, Jairinho sentia prazer no sofrimento de crianças, e a motivação para matar Henry teria sido para satisfazer o seu próprio prazer.

"O vereador tinha esse comportamento há anos contra crianças e não porque elas o atrapalhavam de alguma maneira, e sim, porque ele sentia prazer no sofrimento dessas crianças. Entendo que a motivação desse crime seria sua satisfação, seu prazer em vê-las sofrer. Em relação ao Henry, ele já não se importava se essa criança morreria ou não", afirmou Vieira durante o UOL News, desta quarta-feira (06).

Julgamento

Perto de completar sete meses da morte de Henry, as audiências de instrução e julgamento do caso começam hoje no 2º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro com a presença da mãe da criança, e acompanhamento remoto, por vídeo, do padrasto do menino. Presos desde abril, o ex-vereador e a mãe de Henry são acusados de homicídio triplamente qualificado, tortura e coação de testemunhas. A expectativa é de que os acusados esclareçam perguntas ainda sem respostas.

Da parte do Ministério Público do Rio de Janeiro, a estratégia será demonstrar um suposto "padrão de comportamento sádico" de Jairinho.

Com base em laudos e depoimentos, a polícia e a promotoria dizem que Henry foi espancado até a morte por Jairinho no apartamento do ex-vereador na Barra da Tijuca, enquanto Monique tinha ciência do risco que o filho corria. A criança deu entrada sem vida no Hospital Barra D'Or.