Tempestade de poeira e chuvas atingem Centro-Oeste e assustam moradores
Uma tempestade de poeira e chuvas com ventanias atingiram estados da região Centro-Oeste neste final de semana. Neste domingo (24), o céu da cidade de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, ficou tomado por poeira. Nas redes sociais, usuários publicaram imagens da cidade.
Um dos internautas publicou um vídeo que mostra o céu tomado por massas de ar de cor marrom. Outro usuário afirmou que as cenas da tempestade assustaram moradores da cidade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também publicou no Twitter imagens de chuvas fortes com granizo e ventanias nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, que fica na região Sul.
Segundo o instituto, em MS, as cidades atingidas foram Campo Grande, Iguatemi, Ponta Porã, Dourados e Bonito; já no Paraná, registraram chuvas as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina.
As chuvas que atingiram as cidades paranaenses foram fortes e causaram estragos em ao menos 939 casas, segundo a Defesa Civil. Hoje, de acordo com informações da Copel (Companhia Paranaense de Energia), 253,6 mil imóveis ainda estão sem energia. O vendaval foi registrado em ao menos 18 municípios do estado.
Há duas semanas, uma frente fria causou um temporal de areia que escureceu o céu de várias cidades de Mato Grosso do Sul. Em vídeos postados por moradores, o céu apareceu tomado por um tom escuro de marrom.
O interior de São Paulo também sofreu com fenômeno semelhante há pouco tempo. O Climatempo explicou, à época, que a frequência das tempestades de areia deve aumentar nos próximos anos por causa dos períodos de estiagem cada vez mais intensos no Sudeste e Centro-Oeste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.