Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque de onças mata 172 flamingos em parque de Foz do Iguaçu; 4 escaparam

Flamingos foram atacados, e apenas quatro sobreviveram - Divulgação/Parque das Aves
Flamingos foram atacados, e apenas quatro sobreviveram Imagem: Divulgação/Parque das Aves

Lorena Pelanda

Colaboração para o UOL, em Curitiba

09/11/2021 15h11Atualizada em 10/11/2021 08h55

Duas onças pintadas atacaram flamingos, o que causou a morte de 172 espécimes que viviam no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR). Apenas quatro animais sobreviveram ao ataque, mas a direção do local vai investigar quantos morreram em decorrência direta de ataques e quantas foram impactadas pelo estresse da situação.

Segundo a administração do parque, os predadores, que são conhecidos na região, pularam a cerca durante a madrugada de hoje e invadiram o recinto dos flamingos africanos e chilenos.

Luciana Leite, diretora de Engajamento e Sustentabilidade do Parque das Aves, diz que as aves mortas vão passar por autópsia, já que alguns animais podem ter morrido por conta do forte estresse.

No momento do ataque, a onça fêmea fêmea ensinava seu filhote a caçar. Nesse ataque, vieram a óbito 172 aves que estavam neste recinto. Nem todos os animais morreram em decorrência desse encontro direto com as onças pintadas. Nos flamingos, e em algumas outras aves, existe um fenômeno que se chama 'miopatia de captura', quando diante da presença de um predador e em uma situação de estresse o animal vem a óbito por parada cardíaca. Nossa equipe ainda está tentando entender a causa da morte de cada indivíduo.

Segundo Yara Barros, coordenadora executiva do projeto Onças do Iguaçu, os felinos já são conhecidos na região, mas esse é o primeiro ataque registrado no local. Câmeras de segurança registraram a entrada dos predadores.

"A Andira é uma jovem fêmea, que nasceu em 2018, e o filhote dela nasceu neste ano. Eles perseguiram as aves e mataram vários flamingos. A gente está trabalhando para reforçar o trabalho de segurança e vai fazer um monitoramento a longo prazo", afirma ela.

Os flamingos estão entre os grandes atrativos do parque. Eles foram resgatados no Chile, em 1995.

Eles encontraram uma segunda chance de vida, com todo cuidado da nossa equipe e conseguiram se reproduzir. É um dia de extrema tristeza e luto. O parque decretou três dias de luto. É uma cicatriz no Parque das Aves e estamos confiantes que vamos recomeçar uma nova história

O parque é monitorado por câmeras de segurança e a direção do atrativo investiga como as onças entraram no viveiro.
Por medida de segurança, o Parque das Aves foi fechado e só será reaberto na sexta-feira (12).

flamingos - Divulgação/Parque das Aves - Divulgação/Parque das Aves
Flamingos estão entre as principais atrações do Parque das Aves
Imagem: Divulgação/Parque das Aves