Frente fria vira o tempo em SP e no Rio e aumenta risco de temporais no Sul
As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro começaram a semana com temperaturas altas, mas uma frente fria mudou o tempo nas capitais desde as primeiras horas de hoje. Nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte são esperados temporais e queda na temperatura.
Na capital paulista, as instabilidades ganham força no final da tarde podendo provocar chuvas na forma de pancadas mais significativas com trovoadas e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores, segundo o CGE (Centro Gerenciamento de Emergências).
A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa muita nebulosidade, chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas na Grande São Paulo.
Amanhã, a previsão é de tempo nublado e chuvoso entre a madrugada e a manhã, o que mantém elevado o potencial para formação de alagamentos. No decorrer do dia as chuvas diminuem gradativamente de intensidade, mas o céu permanece com muita nebulosidade.
As temperaturas devem variar entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 21°C. No sábado devem ocorrer chuvas fracas e chuviscos. Os termômetros variam entre 16°C e 20°C.
Rio de Janeiro
Apesar do começo de dia abafado e com sol, uma frente fria se aproxima da cidade no final da tarde, segundo a Climatempo, aumentando a presença de nuvens. Há chance de chuvas isoladas na região da Costa Verde, Grande Rio, Médio Paraíba, Centro-sul fluminense e na Região Serrana.
Amanhã a frente fria avança lentamente pelo estado e já chove desde cedo. O risco de chuva mais pesada se concentra entre a tarde de amanhã e a madrugada de sábado (20).
Hoje, segundo o Jornal do Tempo, a máxima na capital fluminense chega a 36º. Depois, até domingo a maior temperatura máxima prevista é de 26º. A partir de domingo, o sol volta a aparecer.
Sul, Centro-Oeste e Norte devem ter temporais
A Climatempo alerta ainda para o alto risco de temporais nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas e de chuva forte no leste e nordeste de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, e o centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
A Defesa Civil de Santa Catarina também recomenda atenção por conta da possibilidade de chuva de intensidade forte isolada, com descargas elétricas, alagamentos e risco de enxurradas.
Em Florianópolis, que sofre com chuvas intensas, a temperatura máxima durante o final de semana não passa de 26º. A temperatura mais baixa deve ser registrada no domingo, com mínima de 18º.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.