Topo

Esse conteúdo é antigo

Lobo-guará é encontrado dentro de cozinha de residência em Minas Gerais

Animal silvestre teria sido atraído por galinheiro no quintal da casa - Reprodução/ Corpo de Bombeiros de MG
Animal silvestre teria sido atraído por galinheiro no quintal da casa Imagem: Reprodução/ Corpo de Bombeiros de MG

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 18h36Atualizada em 25/11/2021 18h36

Um lobo-guará adulto foi encontrado na cozinha de uma residência no bairro Rosário, em Oliveira (MG), a cerca de 150 km de Belo Horizonte. O animal, de grande porte, teve que ser capturado por agentes do Corpo de Bombeiros da região.

De acordo com a corporação, a suspeita é que o animal silvestre tenha sido atraído para a casa devido a uma área de criação de galinhas no local.

Após captura, o animal foi levado em uma caixa de transportes para soltura em área de mata longe do perímetro urbano depois de consultado o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Minas Gerais.

foto 1 - Reprodução/ Corpo de Bombeiros de MG - Reprodução/ Corpo de Bombeiros de MG
Lobo-guará foi solto em área de mata longe do perímetro urbano de Oliveira (MG)
Imagem: Reprodução/ Corpo de Bombeiros de MG

O lobo-guará está presente principalmente em biomas como Cerrado e Pampa, sendo considerado o maior canídeo da América do Sul, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Cerca de 90% da sua população é distribuída no Brasil, por isso, especialistas alertam para sua conservação a longo prazo.

Ao entrar em contato com animais silvestres em residências de áreas urbanas, é recomendado que sejam chamados órgãos ambientais do seu município como a Polícia Militar Ambiental mais próxima.