Topo

Esse conteúdo é antigo

Monique chorou abraçada a urso de pelúcia, diz testemunha aos prantos

Igor Mello, Lola Ferreira e Daniele Dutra

Do UOL e colaboração para o UOL, no Rio

14/12/2021 17h08

Uma testemunha próxima à família de Jairinho relatou em depoimento momentos de sofrimento de Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, após a morte do menino. Ela também negou que o casal tenha mandado uma diarista limpar o local da morte da criança —o apartamento onde Monique e o ex-vereador Dr. Jairinho moravam na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Assessora de Dr. Jairinho na Câmara dos Vereadores do Rio, Cristiane Isidoro relatou, aos prantos, os primeiros momentos de Monique após deixar o Hospital Barra D'Or, onde a morte de Henry foi constatada no dia 8 de março.

Cristiane diz ter sido a responsável por levar Monique até o apartamento onde vivia com Jairinho. Segundo ela, a mãe de Henry estava muito abalada com a perda do filho e se queixava de muita dor de cabeça a todo momento.

O momento de mais emoção de Cristiane ocorreu quando se lembrou da forma como encontrou Monique no quarto onde dormia com Jairinho. A mãe do menino, segundo ela, chorava muito e aparentava desespero.

"Encontro a Monique debruçada na cama com um monte de fotos. Monique estava abraçada com aquele Mickey, aquele bicho. Jogada no chão", relatou a testemunha, aos prantos. "Ela diz: 'Foi aqui que eu peguei ele, Cris. Meu filho, nunca mais vou ver meu filho'."

A testemunha também questionou a versão sustentada pela Polícia Civil e o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), de que o casal teria mandado uma funcionária limpar o apartamento para desfazer a cena do crime.

"Ela fala [por telefone] com a Rosângela, a faxineira: 'Não precisa trabalhar hoje, estou liberando você do seu dia'", contou a assessora.

A testemunha ainda disse que o quarto onde encontrou Monique chorando não tinha sido limpo por ninguém. "Estava cheio de cabelo dela, cheio de poeira. É mentira que ela pediu faxina, a Rosângela foi dispensada", completou.

Ainda segundo Cristiane, ela e Monique acabaram encontrando com a diarista ao chegar ao apartamento do casal. Segundo o relato da assessora, a mulher pergunta onde estava Henry. Monique então começou a chorar muito e disse: "O Henry não vai voltar. O Henry morreu".

'Veste o meu filho', pediu Monique à assessora

Cristiane voltou a se emocionar quando contou que a mãe de Henry pediu que ela levasse roupas da criança para que ela fosse vestida para o enterro.

"Monique falou: 'Eu vou pegar uma roupa, você veste o Henry pra mim, Cris?'. Eu falei: 'Vai ser a missão mais difícil da minha vida, mas eu juro que vou tentar'. Perguntou se precisava de sapato, eu disse que só precisava de uma meinha. Jairinho veio, deu um beijo nela. Era um momento muito difícil", disse a assessora chorando. "Passei o dia todo com a roupinha dele abraçada no meu peito."

A assessora falou que, já depois da morte do Henry, Monique falou na frente dela para o Jairinho reverter a vasectomia, porque queria ter um filho com ele e se casar no papel.