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Funcionário é agredido por cliente após exigir comprovante de vacina no PA

Caio Santana

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 19h41Atualizada em 18/12/2021 18h11

Um recepcionista foi agredido após exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 de um cliente do Restaurante do Italiano, localizado em Alter do Chão, distrito turístico de Santarém (PA), na noite de ontem. Adriano Cardoso, responsável pelo controle de acesso do local, foi empurrado e levou um tapa depois que tentou impedir o acesso de um morador do município, identificado como o chileno Pablo Aguilar.

"O morador teve a entrada vetada. Foi quando agrediu fisicamente o funcionário, adentrando o restaurante sem a devida autorização. Logo após o ocorrido, Fátima Viana, proprietária do estabelecimento, foi acionada e exigiu a saída do agressor", diz nota oficial compartilhada na página do restaurante no Instagram.

Em um dos vídeos da câmera de segurança do estabelecimento é possível ver a agressão e quando Pablo entra, seguindo diretamente ao banheiro, após deixar o funcionário para trás. Em outro momento, a proprietária aparece retirando-o do local. Esse caso acendeu um alerta, já que, nos próximos dias, a expectativa dos empresários é que cheguem muitos turistas para o Natal e Ano Novo, podendo ocorrer episódios semelhantes.

"Em poucos dias, vamos receber milhares de turistas de todos os cantos. Se não pudermos contar com o efetivo apoio do poder público a gente, infelizmente, vai ver mais atos como esse", disse ao UOL a dona do restaurante. "É preciso fiscalização, campanhas de conscientização e controle", completa Viana.

foot 1 - Reprodução/ Câmera de segurança - Reprodução/ Câmera de segurança
Homem seria cliente do restaurante e queria usar o banheiro, mas não tinha comprovação de vacina em mãos
Imagem: Reprodução/ Câmera de segurança

Outra empresária de Alter do Chão expressa a mesma preocupação. Com mais turistas, é possível que aqueles que não estiverem vacinados e sejam barrados reajam de forma semelhante. Para Juana Calcagno Galvão, dona do Ty Comedoria e Bar, também é preciso que pousadas reforcem o cumprimento de decretos.

"Pousadas não estão pedindo [o comprovante de vacinação]; se pedissem, seria [um corte], porque a pessoa nem viria para Alter sem a carteirinha, porque não poderia se hospedar. Então assim, o buraco é mais embaixo, não foi o simples ato de violência dele, mas é uma violência contra nós, empresários, que ficamos desesperados sem o apoio do poder público", afirma.

O funcionário de Fátima está muito abalado com o ocorrido. Ele fez boletim de ocorrência na manhã de hoje e já realizou exame de corpo de delito. Em contato com UOL, a Polícia Civil disse que identificou o suspeito da lesão e que ele foi intimado. Um inquérito policial foi aberto. Até momento, o suspeito não foi detido.

A Prefeitura de Santarém expressou solidariedade ao restaurante e ao funcionário e afirmou que "repudia qualquer ato de violência e ressalta que as políticas públicas de combate à pandemia do novo coronavírus são de interesse coletivo e devem ser seguidas e respeitadas por qualquer cidadão".

Dias após contato do UOL fez contato com o cliente por telefone e redes sociais, ele encaminhou posicionamento, por meio de nota. Confira a defesa do chileno na íntegra:

"Sobre os fatos ocorridos ontem no Restaurante do Italiano, Distrito de Alter do Chão, Santarém, Pará, me manifesto nos seguintes termos:

1) peço desculpas ao recepcionista do local pela desmedida reação para com o mesmo;
2) sou cliente da casa e nesta condição me encontrava naquele momento ali, e apenas ia adentra-la para usar o banheiro quando, infelizmente fui mal atendido pelo colaborar ao lhe exibir o print das minhas vacinações (motivado pela impossibilidade de acesso ao app VACINASUS) quando este fechou explosivamente o portão, o que me levou à desmedida reação;
3) sou a favor da vacina e na vespera do ocorrido, dia 14.12.21 havia tomado, inclusive, minha 3a dose. Esperei ansioso por esta e respeitei todos os afastamentos sociais impostos, me prevenindo e a terceiros tambem com o uso constante de máscara e alcool em gel pelo bem de todos.
Nada justifica minha reação, passo em que reitero meus pedidos de desculpas mais uma vez ao colaborador, ao restaurante, e me colocando inteiramente à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos.

Pablo Aguilar"